Louro Marques ficou no comando do Rio Branco por 11 meses. Foto/Danto Freitas

Três clubes profissionais realizam eleições neste mês

MANOEL FAÇANHA

No mês de dezembro, o futebol acreano vai respirar literalmente eleições, isso pelo fato de, ao menos, três clubes locais terem pleitos agendados para esse final de ano. No entanto, a crise instalada no futebol local conspira a favor de candidaturas únicas.

AC Juventus

O processo eleitoral começa no Ninho da Águia, precisamente no AC Juventus, dia 12 de dezembro. O coronel reformado da Polícia Militar do Estado do Acre, Farney Lima, atual presidente rubro-negro, concorrerá à reeleição sem candidatura de oposição. De acordo com o edital de eleições, o período para quitação de débito das mensalidades atrasadas vai até o dia 9 de dezembro.

O AC Juventus está com suas atividades futebolísticas profissionais suspensas. A nova diretoria está buscando sanar as dívidas da agremiação para tentar o retorno aos gramados na próxima temporada.

Rio Branco

No Estrelão, após a renúncia coletiva da chapa de Lourival Marques Filho, o Conselho Deliberativo do clube, através do presidente Getúlio Pinheiro, convocou, através de edital, novo pleito para o dia 19 de dezembro deste ano. O novo presidente terá mandato até o dia 31 de dezembro de 2017. Nos bastidores aparece o nome do ex-gestor de futebol do clube Carlos Farias, também conselheiro da agremiação.

Segundo o documento, os interessados em concorrer aos cargos terão até às 17h do dia da eleição para se inscrever, na secretaria do clube.

Vivendo a pior crise financeira e acumulando dívida da ordem de R$ 2,5 milhões, o Rio Branco está sendo gerido por uma comissão temporária formada por três conselheiros: Getúlio Pinheiro, Carlinhos Farias e José Macedo. Caso não apareçam concorrentes à direção, a comissão seguirá no comando até que uma nova diretoria seja eleita.

Atlético Acreano

O terceiro clube a eleger uma nova diretoria é o Atlético Acreano. O presidente Edson Izidório marcou o pleito para o dia 27 de dezembro.

Nos bastidores apenas a candidatura do gestor de futebol celeste Elison Azevedo é cogitada ao pleito. O prazo para inscrições de candidatura ainda não foi divulgado.

O Atlético Acreano, campeão do último estadual, terá nesta temporada quatro competições: Copa Verde, Copa do Brasil, Série D e Estadual.

Andirá EC

No Andirá EC, o presidente Petronilo Lopes divulgou na mídia que as eleições no clube ocorrem somente no próximo ano. Porém, ontem, o Conselheiro Deliberativo do clube, professor Afonso Alves ligou para a redação do Jornal Opinião informando que, caso não seja publicado edital na próxima semana pelo presidente, ele mesmo irá usar das suas atribuições para pública a documentação para o processo eleitoral.