O volante Joel (com a bola) chuta o balde e diz que não joga no Galo ao comando de Álvaro Miguéis. Foto/Sérgio Vale

Galo Carijó vence a quarta final contra o Estrelão

MANOEL FAÇANHA

Na nona final disputada entre Rio Branco e Atlético Acreano, ocorrida no último sábado (13), o time celeste superou o alvirrubro por 3 a 1, assim chegando a quarta vitórias em finais envolvendo ambas as equipes (1952, ano da fundação do clube celeste; 1962, primeiro clube a erguer o troféu de campeão com estadual com o Acre já emancipado politicamente da união; e 2016/2017). Ailton, Eduardo e Alfredo fizeram os gols do oitavo título estadual do Galo, enquanto Gustavo Xuxa descontou para o alvirrubro.

No entanto, mesmo com novo revés numa disputa do título estadual, o Rio Branco continua ainda com a hegemonia em disputa de finais de estadual contra o Galo Carijó. O alvirrubro venceu em 1961 e 1962 (Acre território), 1977, 2012 e 2014.

Curiosidade

No entanto, um fator curioso na história das finais envolvendo esses dois tradicionais clubes de nosso futebol chama atenção. No ano de 1962, o então território acreano ganhou emancipação politicamente. O decreto lei fez com que os dirigentes locais resolvessem realizar uma nova disputa de estadual. O Rio Branco, que havia conquistado o título na época do território sobre o Atlético Acreano, acabou levando o troco.

Muitos historiadores e pesquisadores do futebol consideram os dois clubes como campeões daquela temporada. Outros reconhecem apenas o Galo Carijó.

Os números no clássico na última década

A conquista do último estadual pelo time apimentou ainda mais a rivalidade entre atleticanos e riobranquinos na última. O Jornal Opinião traz na edição de hoje dados quentíssimos da história dos confrontos realizado na última década (2008 e 2017) entre os dois clubes.

Com três vitórias a mais que o time celeste, o Estrelão registra 11 vitórias contra oito derrotas. O confronto ainda registrou seis empates, totalizando 25 jogos. O time alvirrubro leva ainda uma pequena vantagem no número de gols – 40 contra 36.

Nos últimos cinco anos, o Galo perdeu apenas quatro vezes

Os dados levantados pela nossa reportagem apresenta vantagem para o time celeste nos últimos cinco anos dos confrontos. Neste período, as equipes jogaram 16 partidas. Galo Carijó venceu sete vezes, empatou outras cinco e perdeu apenas quatro jogos. No entanto, no período de 2008 a 2012, o Rio Branco leva boa vantagem nos números sobre o time celeste. O alvirrubro venceu sete das nove partidas disputadas, empatado outra e perdendo apenas um jogo.
FRASE

“Com Deus todas as coisas são possíveis”
Polaco, atacante do Atlético Acreano