A Associação Brasileira de Cronistas Esportivo (Abrace), vem por meio desta nota se solidarizar com as famílias, em especial as dos cronistas esportivos, atletas, membros das comissões técnicas dos clubes, árbitros e dirigentes gaúchos, que foram atingidas por esse evento climático catastrófico, ocasionado por chuvas intensas que vieram a provocar enchentes em diversas cidades do estado, desde a última segunda-feira, dia 29 de abril de 2024.
Com a situação crítica ocasionada pelo fenômeno climático, o governo gaúcho resolveu decretar estado de calamidade pública. As fortes chuvas que atingiram a população causaram danos de diversas proporções, como a destruição de casas, pontes, prédios públicos, plantações entre outros, além provocar problemas de saúde pública e sociais.
O estado gaúcho contabilizou até a manhã da quinta-feira (9), 107 mortos e mais de 1,4 milhão de pessoas afetadas pelos temporais em mais de 400 das 497 cidades gaúchas. Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o prejuízo causado pelo fenômeno climático está estimado em R$ 6,3 bilhões.
Diante desta calamidade, a Associação Brasileira de Cronistas Esportivo (Abrace), por meio desta, reafirma sua solidariedade, especialmente com as famílias desabrigadas e as que perderam seus entes queridos.
Artur Eugênio Mathias
Presidente da Abrace