Coronel Edener Franco representou os clubes no encontro com a mídia esportiva. Foto//Manoel Façanha.

Acea se reúne com representante de clubes

MANOEL FAÇANHA

Na busca de fortalecer o futebol local, a crônica esportiva esteve reunida na manhã da última sexta-feira (27) com o coronel Edener Franco, presidente do Galvez e representante dos clubes profissionais na viabilização de uma proposta de ajuda do poder público para a fomentação do futebol profissional a partir da próxima temporada. O encontro foi bem amistoso e ocorreu nas dependências da Rádio Difusora Acreana.

Ciente das dificuldades enfrentadas pelos clubes acreanos, principalmente para a próxima temporada, quando não teremos sequer um representante na disputa da Série C, após o rebaixamento do Galo Carijó, Edener Franco explica que o momento será de unificar forças para o futebol local voltar a fazer o torcedor a sorrir novamente com campanhas vitoriosas e um futebol virtuoso.

O dirigente do Imperador falou ainda que o momento seja o de finalizar a construção de uma proposta unificada de convênio para ser apresentado ao governador Gladson Cameli (PP), onde os clubes, imprensa esportiva, arbitragem e Federação de Futebol do Acre (FFAC) estejam contemplados e venham a desenvolver algo de retorno a sociedade. “Quero diz que o governador Gladson Cameli está sensível a fomentação do nosso futebol profissional a partir da próxima temporada e aguarda apenas pela nossa proposta de convênio para que a mesma seja analisada pela sua equipe de governo”.

Edener Franco diz que na proposta elaborada pelos clubes está inserida ajuda de custo de deslocamento aos clubes, apoio as categorias de base, incentivo a crônica esportiva e também a arbitragem local.

Acea apoia medida

O presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (Acea), jornalista Alberto Casas, explica que o retorno do convênio será uma ótima oportunidade para o futebol local voltar a crescer positivamente, isso sem falar na geração de emprego e renda para aqueles estão militando na área. “Estou muito confiante na possibilidade do governador Gladson Cameli inserir a partir da próxima temporada recursos financeiro em nosso futebol”, diz o cronista esportivo.

Reunião pré-agendada

Na próxima semana, um encontro ampliado com dirigente de clubes, imprensa esportiva, Federação de Futebol do Acre e Departamento de Esporte do Governo do Estado está, previamente, agendado, onde serão definidos os detalhes finais da proposta de convênio. “Estou aqui como representante dos clubes, mas o importante será a participação de todos que fomentam o futebol profissional a estarem presentes numa reunião ampliada para discutimos democraticamente a proposta que será apresentada ao governador Gladson Cameli”, comenta Edener Franco.