De olho no ranking das federações, o presidente Aquino Lopes modificou a tabela do estadual a pedido do Rio Branco. Foto/Manoel Façanha.

Acre pega o RS e AL na Copa de Seleções Estaduais Sub-20

MANOEL FAÇANHA E ALEXANDRE ALMEIDA

A Diretoria de Competições da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou ontem (23) o regulamento e a tabela da Copa de Seleções Estaduais Sub-20 de 2017. O torneio começa dia 15 de novembro e contará com a participação de equipes dos 26 Estados brasileiros.

Com atletas nascidos a partir de 1997, o torneio é composto por cinco fases. Na primeira, são dois grupos de duas seleções cada (Rondônia x Roraima e Tocantins x Amapá), disputando partidas de ida e volta para avançar. O selecionado acreano estreia apenas na segunda fase da torneio, precisamente dia 29 de novembro, contra o selecionado do Rio Grande do Sul. O segundo compromisso dos acreanos está agendado diante do selecionado alagoano, dia 1º de dezembro. Os dois jogos do selecionado local deve ocorrer em Porto Alegre-RS.

Conforme o regulamento, a segunda fase será disputada por 24 equipes divididas em oito grupos de três seleções cada – em disputa de turno único. O Amazonas está no grupo 3 ao lado do Mato Grosso e Minas Gerais. O estado do Acre está no grupo 4 juntamente com Alagoas e Rio Grande do Sul. O melhor ranqueado da primeira fase nortista avança a chave 7 ao lado de Pernambuco e Ceará. Já o segundo melhor ranqueado integra a chave 8 ao lado da Bahia e Goiás.

As oito classificadas avançam para a terceira fase, divididas em quatro grupos de duas seleções (disputa de jogo único). Na quarta fase serão quatro times distribuídos em dois grupos de dois, novamente em disputa de jogo único. Os dois finalistas chegam à quinta fase para definir o campeão também em jogo único.

Nos próximos dias, Antonio Aquino Lopes, presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC) deve divulgar os membros da comissão técnica da seleção local e, posteriormente, o nome indicado estará convocando os atletas para o início de preparação.