MANOEL FAÇANHA
O Campeonato Acreano 2024 foi finalizado na última sexta-feira (26), com a vitória do Vasco da Gama sobre o Imperador Galvez por 3 a 2. O Independência fechou a competição com a taça de campeão, ao vencer o hexagonal final com 10 pontos ganhos, um a mais que o vice-campeão, o Humaitá.
Na matemática dos números, o Tourão do Humaitá terminou a competição liderando o item de melhor defesa – seis gols sofridos em nove jogos disputados (0,66 por partida). O atacante Daniego, do Vasco da Gama, fechou o torneio na artilharia com 8 gols. Cassiano ficou na segunda posição, com um gol a menos que o artilheiro.
Por outro lado, o Atlético-AC liderou o item de pior ataque do torneio, com apenas um gol marcado em cinco jogos disputados. Já a pior defesa ficou com o Andirá. O time morcegueiro levou 10 gols em cinco jogos disputados, média de 2 por partida. Na média de gols sofridos, o Náuas assume a liderança neste requisito. O Cacique do Juruá, com 9 gols sofridos em quatro jogos, média de 2,25 por partida.
Veja os números
Jogos: 40
Total de gols: 105
Média de gols: 2,33 por jogo
Melhores ataques: Vasco-AC, 23; Humaita,20; Independência, 16 gols.
Piores ataques: Atlético-AC, 1; Náuas e Andirá, 2; Plácido de Castro, 3 gols.
Melhores defesas: Humaitá, 6; Independência 7 gols
Pior defesa em média de gols: Andirá, 10 gols = 2 p/p
Piores defesas em gols: Galvez, São Francisco e Vasco, 15 gols
Artilharia
8 gols
Daniego (Vasco)
7 gols
Cassiano (Galvez)
Ewerthon (Humaitá)
5 gols
André Lima (Humaitá)
Observação: Os dados da partida entre Plácido de Castro 4 x 0 Atlético Acreano, válida pela repescagem, onde o vencedor garantia permanência na elite do futebol local , não foi computada na estática realizada pelo site Na Marca da Cal.