MANOEL FAÇANHA
Os dirigentes dos clubes profissionais do Acre estiveram reunidos na tarde dessa terça-feira (19), na sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, para o primeiro encontro arbitral do 37º Campeonato Acreano de Futebol Profissional da 1ª Divisão. O torneio terá a participação de oito equipes (Independência, Humaitá, Galvez, Vasco da Gama, Rio Branco, São Francisco, Plácido de Castro e Adesg) e começa no dia 25 de janeiro, com a realização de uma rodada dupla no estádio Florestão: Independência x Vasco da Gama (15h) e Rio Branco x São Francisco (17h).
Regulamento
Conforme aprovado pelos clubes na primeira reunião do arbitral, o Campeonato Acreano será disputado num único turno. Os quatro melhores avançam no torneio para decidir o título no sistema olímpico (semifinal e final). De acordo com o diretor do Departamento Técnico da FFAC, Leandro Rodrigues, as semifinais e final serão disputadas em jogo único.
Jogos serão às quartas e sábado
Por unanimidade, os dirigentes de clubes aprovaram que as partidas do estadual 2025 serão disputadas às quartas-feiras e aos sábados. Um total de 31 jogos serão disputados de 25 de janeiro até o final do mês de março ou início do mês de abril.
O torneio será disputado no Florestão, Florestinha e ainda na Arena da Floresta, mas para jogar neste último precisará de um entendimento entre a FFAC e o Governo do Estado.
Rebaixamento
Os dirigentes aprovaram que os dois piores classificados serão rebaixados para a segunda divisão, competição programada para o segundo semestre de 2025. No entanto, a condição de rebaixado ainda dependerá da quantidade de times confirmados na segunda divisão. Caso seja com seis times ou mais, serão duas vagas para o acesso – e dois rebaixados na elite. Caso tenha cinco times ou menos, apenas uma equipe sobe de divisão e uma será rebaixada na primeira.