Na estreia da Série D/2017, o Rio Branco do atacante Araújo Jordão, venceu o São Raimundo/RR. Foto/Manoel Façanha

Araújo Jordão: o ‘xodó’ do torcedor estrelado

MANOEL FAÇANHA

Com nove gols na temporada e vivendo grande fase da carreira, o futebolista Antônio Araújo da Silva, 31 anos, 1m70cm, 68 quilos, apelidado de Araújo Jordão, talvez seja hoje o maior xodó da torcida do Rio Branco.

Nascido no pequenino município do Jordão (AC), localizado no Vale do Envira (a mais de 450 quilômetros da capital) Araújo Jordão chegou a capital acreana após indicação do técnico Gualter Craveiro. Na época, aos 19 anos (2004), o atacante reforçou a equipe de juniores do AC Juventus.

Dono de excelente impulsão, esse baixinho não cansa de ganhar no jogo aéreo dos zagueiros grandalhões dos clubes adversários. Na vitória do último domingo (11) contra o Genus (RO) por 3 a 1, ele saiu do banco de reserva e, na primeira bola aérea, foi ao terceiro andar para testar com violência para a rede do goleiro adversário e explodir o grito de gol estrelado na garganta do torcedor presente ao Florestão.

Em 2011, o atacante Araújo Jordão, o sexto agachado, era uma das boas opções de ataques do Rio Branco na disputa da Série C. Foto/Manoel Façanha

Com passagem por quase dez clubes profissionais, a carreira de Araújo Jordão começou no Juventus-AC (2004,2005, 2006, 2008, 2009) e, logo depois, Rio Branco-AC (2010, 2011, 2013, 2016 e 2017). O artilheiro Araújo Jordão, além de atuar em outros clubes brasileiros: São Luís de Ijuí-RS (2012), Goianésia/GO, Vitória da Conquista/BA (2014), Treze de Campina Grande/PB (2015), Galvez/AC (2016), também já teve uma experiência internacional ao vestiu a camisa do La Brasília, equipe do interior do Equador, em 2007.

Araújo Jordão terminou a partida contra o Genus-RO entre dos titulares do Rio Branco. Foto/Manoel Façanha

Na tarde de ontem (14), o atacante falou com a reportagem da aceaesportes.com.br do momento vivido na carreira e também bom início de temporada do Rio Branco na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. O atacante também explicou a relação entre ele e o torcedor estrelado, assim como da chegada do técnico Renê Marques ao alvirrubro.

Temporada

“Foi um início de muito equilíbrio da equipe. No entanto, a melhora do conjunto e a união do grupo com foco nos nossos objetivos estão sendo primordiais para o até então sucesso nessa primeira fase de competição nacional”.

Renê Marques

“No sentido coletivo tivemos mais sequências de jogadores atuando, e isso foi importante para resgatar a confiança dos demais jogadores que aqui já estavam. Não posso deixar de falar da importância da chegada de novos jogadores para fortalecer o nosso grupo. Além disso, temos um sistema de jogo bem definido pelo professor Renê Marques, assim como tínhamos anteriormente, mas esse último adotado por ele (Renê) não nos desgasta tanto quanto anterior”.

Xodó da torcida

“Tudo se deve ao trabalho iniciado ainda no mês de janeiro. A minha entrega em campo fez o torcedor se sentir representado e isso estimulou ainda mais o meu futebol a crescer e as consequências disso foram os gols aparecendo com naturalidade. Portanto, tudo isso me impulsionou a trabalhar forte para manter a reciprocidade com o torcedor do Rio Branco. Também quero dizer que esse momento é muito especial na minha carreira. Todo esse carinho do torcedor estrelado, com ares de respeito, fortalece ainda mais nosso espírito de luta por um acesso”.

Araújo Jordão talvez seja hoje o maior xodó da torcida do Rio Branco. Foto/Manoel Façanha

FRASE

“Também quero dizer que esse momento é muito especial na minha carreira. Esse carinho do torcedor do Rio Branco, com ares de respeito, fortalece ainda mais nosso espírito de luta por um acesso”.

Araújo Jordão, falando do carinho do torcedor
do Rio Branco.