MANOEL FAÇANHA
O goleiro Babal, peça importante do vice-campeonato estadual do São Francisco nesta temporada, vive a transição de trocar as luvas pelo apito. O atleta, após participar de um curso de arbitragem oferecido pela Federação de Futebol do Acre, já fez sua estreia na função durante a primeira rodada do Campeonato Acreano Sub-15.
A boa postura e a aplicabilidade da regra têm arrancado elogios de muitos, inclusive do árbitro e instrutor Jackson Rodrigues. “O Babal é um árbitro promissor e tem tudo para emplacar na profissão, mas isso tudo vai depender da dedicação dele à nova função que pretende exercer futuramente no futebol”, comentou Rodrigues.
Em conversa com a reportagem, o goleiro Babal explicou que, apesar de iniciar o processo de transição, vai ainda jogar mais uma temporada no profissionalismo. “Minha ideia é ainda jogar mais um ano pela equipe do São Francisco, mas tudo isso vai depender dos resultados da equipe católica na próxima temporada, para então eu optar de vez pela arbitragem”, disse o goleiro.
Na temporada de 2023, o São Francisco terá calendário cheio. O clube católico vai disputar três competições: Campeonato Acreano, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D.
Nascido no interior do Amazonas (município de Envira), no dia 5 de julho de 1991 (ele tem 31 anos), Babal iniciou a carreira entre os clubes profissionais no próprio São Francisco em 2008. Mas ele já vestiu as camisas do Andirá (2010 e 2021), Rio Branco (2011, 2012, 2013 e 2016), Atlético (2014, 2015, 2017 e 2020). O goleiro ainda tem uma passagem pelo Sport Belém (2011).