MANOEL FAÇANHA
O francês Karim Benzema ganhou a edição 2022 da Bola de Ouro, em solenidade corrida nessa segunda-feira (17), em Paris. Campeão espanhol e da Liga dos Campeões com o Real Madrid, o atacante francês era o favorito para ficar com o troféu de melhor do mundo pela revista France Football.
O senegalês Sadio Mané (Liverpool) ficou na segunda colocação, seguido pelo belga Kevin de Bruyne (Manchester City). O polonês Robert Lewandowski (Barcelona) e o egípcios Mohamed Salah (Liverpool) fecham o top 5. Brasileiro mais bem colocado na premiação, Vinicius Júnior ficou na oitava posição.
Benzema fez 46 jogos pelo Real na temporada 2021/22, com 44 gols marcados e 15 assistências.
No feminino, Alexia Putellas venceu a Bola de Ouro. A espanhola, que é jogadora do Barcelona, já tinha conquistado o troféu no ano passado.
Causa social: Raí entregou o “Prêmio Sócrates”, criado este ano em reconhecimento aos atletas que têm atuação em causas sociais. O troféu foi dado ao atacante senegalês Sadio Mané, que faz várias ações no seu país natal, Senegal. O jogador chegou a financiar a construção de um hospital na sua cidade, Sédhiou.