Rio Branco, AC – Novamente errando muito, dando muito espaço e sendo facilmente envolvida pelo o adversário, o Brasil voltou a perder na disputa da Copa do Mundo. Neste sábado (12), no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), o Brasil foi facilmente superado pela Holanda por 3 a 0, em jogo válido pelo terceiro lugar do mundial do Brasil.
Com a derrota, o selecionado canarinho encerrou a sua participação na quarta colocação do torneio. Outro dado interessante é o fato do time brasileiro terminar o mundial com a pior defesa do torneio, com 14 gols sofridos em sete jogos.
Fechado a participação na competição, os jogadores ganham folga, mas ainda este ano, o selecionado brasileiro ainda fará uma série de amistosos já de olho na disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia, em 2018.
Jogo
O jogo começa com Robben ganhando na velocidade de Thiago Silva na entrada da área. O brasileiro segura o holandês e o juiz vê a infração e marca erradamente penalidade.
Van Persie cobra no alto, no canto esquerdo de Julio César, que vai na bola, mas não alcança.
Melhor na partida, a Holanda tocava a bola com paciência no campo de defesa e quando buscava o ataque, mostrava perigo.
Numa jogada rápida de Robben, ele serve De Guzmán, que cruza. David Luiz corta muito mal e rebate para o meio da área. O holandês Blind recebe livre na marca do pênalti e empurra para o fundo das redes, aos 15 minutos.
Depois do segundo gol holandês, o Brasil, mesmo desorganizado, tinha mais a posse de bola, mas tinha muitas dificuldades para entrar na defesa holandesa.
Antes dos 40 minutos, o Brasil quase descontou. Oscar cruza fechado, Luiz Gustavo desvia, e a bola passa em frente a David Luiz e Paulinho, que não alcançam na pequena área.
Mesmo com mais posse de bola (59%) e finalizações (6 x 4), o Brasil foi para o intervalo de jogo perdendo por 2 x 0.
Holanda ainda faz o terceiro
No segundo tempo, o time Brasileiros manteve a posse de bola, trocando passe no campo de ataque, mas sem objetividade.
Com a Holanda marcando forte e fechando os lados de sua defesa, o Brasil tinha dificuldade para chegar ao gol adversário, assim não merecendo sequer o gol de honra.
Com meia hora de jogo, o time brasileiro, sem criatividade, ficava na marcação dos holandeses, que exploravam bem as jogadas de velocidade.
Com o Brasil errando muito na frente, a Holanda ainda teve tempo de marcar o terceiro gol. Wijnaldum recebe cruzamento da direita e, com muito espaço, finaliza de primeira para fechar o caixão brasileiro no Mané Garrincha.
Manoel Façanha