O presidente Aquino Lopes e dirigentes de clubes aprovaram regulamento e tabela do Campeonato Acreano 2017. Foto/Manoel Façanha

Campeonato Acreano 2017: Atlético e Humaitá abrem dia 19 de fevereiro

MANOEL FAÇANHA

Com a participação de seis dos oito clubes aptos a disputa do Campeonato Acreano de Futebol 2017, ocorreu na tarde de ontem (25), na sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), mais um encontro de dirigentes de clubes para a homologação do regulamento do estadual assim como da tabela da primeira rodada da competição.

Entre os pontos discutidos e aprovados no encontro de ontem está às mudanças nos critérios de desempate do regulamento, onde o fator disciplina será inserido na redação do texto.

Aprovado o regulamento, os dirigentes decidiram, após nova votação, usar o critério técnico da disputa do último estadual como parâmetro para a confecção da tabela da primeira rodada do estadual do próximo ano, agendado para duas datas: 19 e 23 de fevereiro. Com isso, na primeira data, o campeão Atlético Acreano abre o torneio diante do caçula Humaitá, campeão da 2ª Divisão, às 15h45. No mesmo dia, às 17h45, o Rio Branco encara o Andirá EC. Os dois jogos serão realizados no estádio Florestão.

A primeira rodada será completada dia 23 de fevereiro, no estádio Arena da Floresta, com duas partidas: Galvez x Plácido de Castro (18h) e Vasco da Gama x Alto Acre (20h). O restante da tabela será concluída durante as próximas semanas e, posteriormente, colocada a aprovação dos dirigentes de clubes.

A respeito do início da temporada um pouco mais cedo em relação a disputada neste ano, o presidente Aquino Lopes (FFAC) achou favorável, principalmente aos clubes credenciados na próxima edição da Série D (Atlético e Rio Branco). Segundo ele, as duas agremiações terão espaço de tempo melhor para se prepararem para o torneio nacional que está agendado para iniciar dia 21 de maio.

O campeão estadual representará o Acre na Copa Verde 2018, Copa do Brasil 2018 e Série D da temporada seguinte. De acordo com o regulamento, caso o estado tenha direito a duas vagas na Copa do Brasil 2018, a segunda vaga será do vice-campeão estadual 2017.

No final da reunião, o presidente Aquino Lopes fez um desabafo aos críticos de seu trabalho. O dirigente aproveitou ainda a presença dos dirigentes e imprensa para explicar que não existe nenhuma expectativa de patrocínio para a realização do Campeonato Acreano.

1ª rodada

19 de fevereiro

15h45 – Atlético-AC x Humaitá
17h45 – Rio Branco-AC x Andirá
23 de fevereiro
18h – Galvez x Plácido de Castro
20h – Vasco-AC x Alto Acre

NOVIDADES NO REGULAMENTO

Se no formato de disputa o estadual 2017 não tem alterações, o regulamento tem novidades para a próxima temporada. Nos critérios de desempates do primeiro e segundo turno, foi incluído o critério fair play. O pedido foi feito pelo Galvez e aceito pelos dirigentes, com exceção do Vasco-AC, que foi voto vencido. Ou seja, se nos seis critérios anteriores as equipes ficarem empatadas, o número de cartões vermelhos e o número de cartões amarelos podem definir o campeão de cada turno. Se ainda assim persistir o empate, há possibilidade de sorteio.

Critérios de desempates (1º e 2º turno)

A – Conquistado o maior número de vitórias;
B – Obtido o maior saldo de gols;
C – Marcado o maior número de gols contra o mandante da partida;
D – Marcado o maior número de gols;
E – Tiver sofrido o menor número de gols;
F – Vencido no confronto direto;
G – Fair Play (menor números de cartões recebidos – 1º vermelhos/2º amarelos);
H – Sorteio

Nos critérios de desempate para as finais

Critérios de desempates (decisão)
A – Conquistado o maior número de vitórias;
B – Obtido o maior saldo de gols;
C – Marcado o maior número de gols contra o mandante da partida;
D – Marcado o maior número de gols;
E – Tiver sofrido o menor número de gols;
F – Vencido no confronto direto;
G – Decisão por pênaltis de acordo com a regra oficial