MANOEL FAÇANHA
Com a eliminação dos dois piores clubes após a disputa do primeiro turno, o Campeonato Acreano de Futebol terá uma nova formatação para 2020. A mudança foi aprovada durante o segundo encontro arbitral para discutir a competição, ocorrido na tarde desta quinta-feira (24), na sede da Federação de Futebol do Acre, anexa ao estádio Florestão.
Com isso, o estadual do próximo terá pouquíssimas mudanças. O torneio segue disputado em turno e returno e com realização de semifinais e finais. Conforme aprovado pelos dirigentes, os dez clubes participantes serão divididos em duas chaves, cada uma delas com cinco equipes. No primeiro turno, elas jogam fora de seus respectivos grupos, enquanto no segundo turno, os clubes duelam internamente dentro de suas chaves.
A ideia dos dirigentes será reduzir o total de jogos e também de datas para o torneio ficar dentro do prazo estipulado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Novo encontro
Um novo encontro está programado para o dia 5 de novembro. Nesta data, os dirigentes irão tratar da aprovação da fórmula de disputa, regulamento, datas, dias e horários das partidas do torneio. Também no próximo encontro os dirigentes irão fazer a divisão dos grupos e confeccionar a tabela da competição.
Como nenhuma equipe foi rebaixada para a próxima temporada, estadual do próximo ano contará com dez equipes divididas em duas chaves: Atlético-AC, Andirá, Galvez, Humaitá, Independência, Náuas, Rio Branco-AC, Plácido de Castro, São Francisco e Vasco-AC.