Carlinhos Bonamigo quase ficou no Fortaleza, em 1978

Um dos grandes craques de nosso futebol, chamado carinhosamente pelo apelido de Carlinhos Bonamigo, atleta que brilhou no Juventus, no Independência e no Atlético Acreano, de 1973 a 1988, chegou a ficar três meses integrado ao elenco do Fortaleza (CE), isso quando tinha 23 anos, precisamente no ano de 1978.

Consta, na época, em matéria vinculada na página esportiva do jornal O Rio Branco, uma reportagem a respeito da passagem do craque acreano pelo futebol cearense. Veja o que diz a matéria:

“Em três treinos que realizou pelo Fortaleza, do Ceará, o craque acreano Carlinhos, ex-apoiador do Juventus, mostrou excelente desempenho e reúne amplas condições de ser titular absoluto no vice-campeão cearense, segundo comunicado enviado ontem pelo empresário Antônio Said ao treinador Roberto Araújo, pai do jovem craque.

No coletivo de ontem à tarde, Carlinhos foi observado por treinadores de outros times, inclusive, do Ceará, que pretende levá-lo para o campeão cearense de 1977. Os dirigentes e o treinador do Fortaleza gostaram do estilo de Carlinhos, acreditando Antônio Said que o jogador poderá firmar um bom contrato com a diretoria do clube.

O jornal O Povo, principal diário de Fortaleza, numa reportagem sobre os “prováveis craque do futebol cearense em 1978”, colocou Carlinhos entre um grupo de oito, afirmando ainda que o jogador “poderá ser o ídolo da torcida do Fortaleza no campeonato-78”. Carlinhos já foi aprovado nos exames médicos, restando agora entrar na melhor forma física e técnica. Hoje o craque participa de treinamento coletivo.

Fac símile do jornal O Rio Branco de 1978

Em 2017, o craque Carlinhos Bonamigo, em entrevista concedida para o cronista esportivo Francisco Dandão, falou os motivos pelos quais não vingou no futebol cearense: “Eu passei três meses treinando no Fortaleza e na hora de assinar contrato resolvi voltar para o Acre. Não aguentei a saudade de casa. Eu era jovem e acho que fiz uma tolice. Provavelmente, se eu tivesse ficado por lá teria deslanchado no futebol brasileiro”, comentou.

Campeão acreano por Juventus (1975/1976/1978/1980/1981/1982), Independência (1985) e Atlético Acreano (1987), Carlinhos Bonamigo é servidor aposentado do serviço público e, aos 67 anos, esteve entre os jogadores homenageados pela diretoria juventina no início da semana. O craque recebeu das mãos do presidente Luiz Cleber uma belíssima camisa padronizada com o seu nome desenhado as costas.

Bonamigo posa com a camisa personalizada do Juventus. No fundo, aparecem Mustafa, Lauro Julião e Renato Palhinha. Foto/Cedida.

AS CURTINHAS

O goleiro Weverton deve fazer na tarde do próximo dia 23 de dezembro, no estádio Florestão, uma partida festiva. A informação foi dada pelo cronista esportivo Paulo Roberto Araújo, da Rádio Difusora Acreana.

O atleta deve chegar nos próximos dias à cidade para um período de férias após a disputa da Copa do Mundo do Catar 2022.

O meia Careca, ex-Atlético-AC, vai reforçar no Campeonato Candango a equipe do Brasília-DF.

Outro que deixa o futebol local, no caso o Humaitá, é o meia Ancelmo. O atleta vai disputar o Campeonato Pernambucano pela equipe do Central.

Boa quinta-feira para todos!