Os presidentes Heitor Costa (RO), Dissica Valério Tomaz (AM), Antônio Carlos Nunes (CBF) e o Walter Feldman (secretário geral da CBF) com o mascote da Copa Verde. Foto/Manoel Façanha

CBF busca ‘solução’ para viabilizar a Copa Verde

FUTEBOL DO NORTE

A Copa Verde pode mudar seu “status” para a temporada 2019. A competição pode passar de regional para internacional, contando com a presença de clubes do Paraná e do Paraguai.

A viabilidade para a realização da competição vem sendo estudada entre a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e representantes da usina hidrelétrica de Itaipu, que poderá patrocinar o torneio a partir do ano que vem.

A ideia da articulação da CBF via parceria com a usina hidrelétrica de Itaipu é de impulsionar o programa ambiental focado na conscientização da sociedade para o uso racional da água.

Na negociação, a nova fórmula da Copa Verde forçaria a criação de grupos classificatórios ao invés do tradicional mata-mata desde a fase preliminar.

A CBF vem buscando alternativas para viabilizar a realização da competição. Para 2019 existe também a possibilidade de transmissão por um canal aberto de televisão.