GLOBOESPORTE.COM
Rio Branco(AC) – A partida da volta entre Rio Branco-AC e Genus, pela primeira fase da Copa Verde 2016, que seria disputada na próxima quarta-feira, na Arena da Floresta, na capital acreana, foi cancelada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade comunicou o posicionamento à Federação de Futebol do Acre (FFAC), nesta sexta-feira (11). O GloboEsporte.com tentou falar com o presidente da FFAC, Antônio Aquino Lopes, mas o telefone do dirigente estava fora de serviço.
Segundo o presidente do Rio Branco, Lourival Marques, que foi informado sobre a situação, o motivo do cancelamento seria a escalação irregular de um atleta do Genus no jogo de ida, que terminou com vitória por 2 a 1 do time rondoniense, na última quarta (9), no estádio Aluízio Ferreira, o Aluízão, em Porto Velho.
– O que a gente sabe é que eles teriam escalado um jogador irregular, mas não sabemos qual o atleta. Eles (CBF) só comunicaram à Federação de Futebol do Acre (FFAC) e na segunda-feira que vão colocar no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para o time se defender. Mas de qualquer maneira, comunicaram o cancelamento do jogo. Pelo que o presidente da FFAC, Antonio Aquino, falou, se realmente for jogador irregular, eles perdem os três pontos da partida disputada e mais seis. Assim, o Rio Branco avançaria de fase. Vamos aguardar e enquanto isso nos concentramos no Campeonato Acreano – afirmou.
O GloboEsporte.com consultou o Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e confirmou que todos os 19 relacionados do time rondoniense apareceram no sistema. O último foi Jackson Felipe Aparecido Ilario, no dia do jogo, às 17h51 (de Brasília). A entidade ainda não divulgou qual seria a irregularidade no caso. A reportagem tentou falar também com o presidente do Genus, Evaldo Silva, por telefone, mas as ligações caíram na caixa de mensagem.
Quem avançar no confronto vai enfrentar Paysandu ou Águia de Marabá na próxima fase da competição regional.