Nesta temporada, a Copa Verde começou somente no segundo semestre. Foto/Fernando Araújo.

CBF divulga calendário sem Copa Verde

MANOEL FAÇANHA

Sem a presença da Copa Verde, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na última quinta-feira (3) o calendário do futebol nacional para a temporada 2020.

No calendário, além da exclusão da Copa Verde, traz alterações no período das competições estaduais e na disputa da Série D.

Com objetivo de reduzir futuramente o número de participantes da Série D, hoje 68 integrantes, mas cairá para 64 em 2023, à competição a partir da próxima temporada já contará com uma fase preliminar. Os integrantes serão as segundas equipes mais bem colocadas das oito federações piores ranqueadas no Ranking Nacional de Federações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Distrito Federal (20º), Amazonas, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Espírito Santo, Rondônia, Amapá e Roraima (27°) figuram entre as piores federações do país, assim abrindo vaga a participação das equipes do Brasiliense (DF), Nacional (AM), Aquidauanense (MS), Tocantinópolis (TO), campeão da Copa ES, Ji-Paraná (RO), Ypiranga (AP) e Baré (RR).

Com o rebaixamento do Atlético Acreano nesta temporada, o futebol acreano contará na próxima temporada com três representantes na disputa da Série D; Atlético Acreano, Galvez e Rio Branco. Com a Federação de Futebol do Acre (FFAC) figurando na 18ª posição no ranking da CBF, os três clubes entram na fase de grupos sem precisar passar pela “pré-Série D”.