No confronto dos galos, na Copa do Brasil 2018, ocorrido na Arena da Floresta, o Arasuper presente na camisa do clube acreano. Foto/Manoel Façanha

CBF muda critérios de classificação para Copa do Brasil

AGÊNCIA FUTEBOL INTERIOR

Junto com o regulamento da Copa do Brasil 2023, a CBF também definiu os critérios de classificação para a edição de 2024. A grande novidade é que não serão concedidas mais vagas pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC).

Serão dois critérios de classificação. Doze vagas serão dadas aos classificados para a Libertadores 2024, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B de 2023, e outros clubes da Série A 2023 para completar as 12 vagas.

As outras 80 vagas serão via federações, exceto se já tenham cumprido o primeiro critério. As vagas serão distribuídas de acordo com o posicionamento de cada federação no Ranking Nacional de Federações (RNF) de 2024. Atual líder, São Paulo deve contar com seis representantes, assim como o Rio de Janeiro.
  • 1º e 2º – 6 vagas
  • 3º a 5º – 5 vagas
  • 6º a 14º – 3 vagas
  • 15º a 27º – 2 vagas

EXIGÊNCIAS DA CBF

A entidade ainda colocou mais algumas regras para que cada federação defina seus representantes. No caso de São Paulo, que contará com seis vagas, três devem ficar com os melhores do estadual. Apenas as outras três poderão ser passadas para outra competição, como acontece com Copa Paulista e Troféu do Interior, agora chamado Taça Independência.

“Nos Estados que tenham direito a 6 (seis) vagas, 3 (três) vagas deverão ser obrigatoriamente
direcionadas aos 3 (três) clubes melhores colocados na classificação final do respectivo campeonato estadual da principal série ou divisão, de acordo com a ordem de chamada acima, e as 3 (três) últimas vagas poderão ser concedidas, a critério da Federação, aos clubes melhores colocados na classificação final de até 2 (dois) torneios seletivos ou equivalentes”, diz parte do regulamento da Copa do Brasil.

O torneio seletivo deve contar com, no mínimo, seis clubes, sendo quatro da primeira divisão estadual. A federação ainda terá que submeter o regulamento para aprovação da CBF com ao menos 60 dias de antecedência

MUDANÇA NO REGULAMENTO DA TAÇA INDEPENDÊNCIA

A FPF colocou no regulamento que o melhor clube classificado no Paulistão e os três melhores da Taça Independência se classificariam para a Copa do Brasil. Entretanto, com as novas exigências da CBF, será preciso uma atualização.

Com as três vagas obrigatórias para o Paulistão, restam apenas duas para a Taça Independência, presumindo que uma vaga continuará com o Campeão ou vice da Copa Paulista.