Ciec do bairro da Estação Experimental foi totalmente revitalizado. Foto: José Caminha/Secom

Ciec, antigo Maracutaia, é reinaugurado na Estação Experimental

MANOEL FAÇANHA COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Numa solenidade prestigiada por moradores, autoridades e ainda por muitos daqueles que durante boa parte da sua juventude frequentaram o lendário campo de terra batida do “Maracutaia, foi entregue na tarde dessa sexta-feira (30), aos moradores do bairro da Estação Experimental, o novo Centro Integrado de Esporte e Lazer (Ciec).

A obra de reforma foi orçada no valor de R$ 1,8 milhão e os recursos foram provenientes de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal e hoje senador da república Alan Rick (União Brasil) e mais uma contrapartida do estado no valor de 1 milhão.

A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) foi responsável pela gestão, execução e fiscalização da obra. A partir de agora, o espaço físico ficará aos cuidados da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, que assume a gestão do local.

Os trabalhos de revitalização do espaço físico foram realizados na quadra poliesportiva, na sala de artes marciais, no campo de futebol (grama esmeralda, drenagem, alambrados, iluminação, arquibancadas e rede de proteção), no prédio administrativo e, ainda, no estacionamento, entre outros espaços. O novo Ciec conta com um parquinho e uma pracinha destinados às crianças.

Nova quadra foi reinaugurada com uma partida de handebol master feminino. Foto/Manoel Façanha

Gladson Cameli fala de inclusão social

Ciente que o espaço é de grande relevância para a comunidade do bairro da Estação Experimental, o governador Gladson Cameli marcou presença na reinauguração do espaço. Segundo ele, o espaço será mais uma ferramenta de inclusão social para jovens e adultos.

O governador Gladson Cameli (terceiro da esquerda para a direita) posa com antigos “artistas” do Maracutaia. Cézar Limão, Rozier, Edvaldo, Manoel Façanha e Artur de Oliveira. Foto: José Caminha/Assecom

É um projeto lindo, diz Alan Rick

Feliz com o desfecho das obras, o senador Alan Rick falou que o interesse pela recuperação do Ciec veio após receber uma demanda de alguns atletas acreanos de artes marciais que treinavam no espaço. Ele disse que ficou sensibilizado com as condições do prédio e resolveu apresentar uma emenda parlamentar que viesse a recuperar aquele espaço físico para contribuir com o desporto local.

Praticantes de artes marciais posam com o senador Alan Rick (UB) e demais autoridades e gestores do Ciec. Foto: José Caminha/Assecom

“Nós convidamos os esportistas, vim aqui várias vezes, reunimos com vários esportistas e eles decidiram como eles queriam o espaço. É um projeto lindo que vocês estão vendo, que recuperou toda essa tradição, recuperou toda a história da Estação”, enfatizou.

O senador da república Alan Rick (União Brasil) destinou uma emenda de R$ 1,8 milhão para a recuperação do Ciec. Foto: José Caminha/Secom

Ney Amorim destaca a importância do espaço

Outro empolgado com o novo espaço esportivo foi o secretário de Esportes, Ney Amorim. Segundo ele, o espaço terá um papel social de grande impacto, principalmente na juventude.

O governador Gladson Cameli assinou a ordem de serviço para recuperação de espaços esportivos próximo ao estádio Arena da Floresta. Foto: José Caminha/Assecom

Ciec homenageia algumas personalidades

O espaço físico do novo Ciec homenageia algumas daquelas personalidades que fizeram história na comunidade do bairro da Estação Experimental.

O ex-dirigente, narrador, padeiro, Osmar Correia, in-memória, o Galvão Bueno de centenas de atletas daquele espaço físico na década de 1980, vai emprestar seu nome ao campo de futebol. Outra personalidade do bairro que emprestará seu nome ao complexo será José Aparecido Pereira dos Santos (Nino). O nome do ex-jogador/técnico/professor de Educação Física, falecido em 2020, será emprestado ao centro administrativo. O desportista Dário D’vila, outro baluarte do esporte comunitário do bairro da Estação Experimental, vai emprestar seu nome para a praça do complexo. Por fim, o ex-atleta Airton Araújo (in-memória) terá seu nome grafado na quadra poliesportiva do complexo.

Equipe master de handebol feminino com o senador Alan Rick (UB). Foto: José Caminha/Assecom

O empresário Aldenor Araújo, irmão de Airton Araújo, muito emocionado, comentou da honra em ter o irmão homenageado.

“Para mim é um motivo de alegria estar em um momento como esse, porque o esporte tira as pessoas da marginalidade, é lazer e saúde. Dentro do possível, a nossa empresa, contribui com patrocínio para alguns eventos. Recebi essa homenagem com satisfação e com alegria. Meu irmão deixou muita saudade pra nós. Ele faleceu muito cedo, em um acidente de carro. Mas era pra mim como se fosse um filho. Inclusive, ele morava comigo. Fico feliz com essa homenagem”, disse.