Uma assembleia geral de clubes ocorrida na tarde desta quinta-feira (25), na sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), resolveu transferir a disputa do Campeonato Acreano-2021 para o mês de julho. O encontro contou com a presença dos dirigentes de clubes envolvidos e a direção da FFAC.
O estadual estava agendado para iniciar no primeiro final de semana do mês de março, mas a nova classificação de risco para o novo coronavírus publicada no mês passado impede a realização de atividades esportivas nas regionais acreanas, conforme normativa do Comitê Estadual de Combate à Covid-19 e reforçada pelo decreto estadual para conter o avanço da pandemia.
Com o cenário desfavorável e com as equipes impossibilitadas de realizar suas atividades, Galvez e Rio Branco-AC foram os dois primeiros clubes a suspender as atividades em seus respectivos Centros de Treinamentos, na capital. O Atlético Acreano manteve as esperanças do torneio ser realizado no primeiro semestre e não havia suspendido suas atividades. Náuas, São Francisco e Andirá também aguardavam por uma solução favorável para a realização do primeiro semestre. O Vasco da Gama pretendia retomada das atividades e assim jogar a competição no primeiro semestre. Já as equipes do Humaitá e Plácido de Castro ainda não tinham iniciado suas pré-temporadas.
No entanto, apesar dos dirigentes pressionarem pela flexibilização das atividades esportivas, o Comitê Estadual de Combate à Covid-19 manteve o veto e o governador Gladson Cameli não se curvou às pressões e seguiu as orientações das autoridades sanitárias. Sem outra solução, o presidente do Rio Branco, empresário Valdemar Neto, apresentou a proposta de se jogar o estadual a partir do dia 4 de julho. Atlético-AC, Galvez, Andirá, São Francisco, Vasco-AC, Humaitá e Plácido de Castro votaram favorável a proposta do dirigente estrelado. O único voto contrário foi do presidente do Náuas, Zacarias Lopes, esse ainda querendo buscar um acordo com o Governo do Acre pela liberação do futebol.
Na oportunidade, os clubes também aprovaram por unanimidade a manutenção do regulamento, que prevê primeiro turno com jogos de ida e volta e returno com os quatro melhores classificados, segundo publicou o site ge.