Dirigentes e FFAC se reuniram nesta quinta-feira (4), na sede da entidade, na capital. Foto/Kelton Pinho

Clubes vão agendar encontro com o comitê da covid-19

MANOEL FAÇANHA

Um encontro entre os dirigentes de clubes e a direção da Federação de Futebol do Acre (FFAC), ocorrido na tarde dessa quarta-feira (4), na sede da entidade, tratou da problemática da pandemia do novo coronavírus e suas implicações para o futebol. O calendário de atividades da entidade acreana estava marcado para começar neste sábado (6) e prosseguir no domingo (7) com as disputas do Campeonato Acreano Feminino e Campeonato Acreano Masculino, respectivamente, mas o decreto de distanciamento social para conter o avanço da covid-19 impede a realização de jogos em todas as regionais acreanas.

Com a problemática, dirigentes de clubes irão buscar o agendamento de um encontro com o Comitê Estadual de Combate à Covid-19 para pedir a flexibilização da retomada dos treinos, assim como a realização de competições oficiais. Os dirigentes alegam que a retomada das atividades seguirá os protocolos sanitários, assim como ocorreu o ano passado, para a preservação das vidas dos atletas, membros de comissões-técnicas, dirigentes e demais pessoas envolvidas durante as atividades futebolísticas.

Entre a preocupação dos dirigentes para o pedido da retomada de imediato do futebol está o fator financeiro. Boa parte dos clubes realizavam suas pré-temporadas para as competições do calendário de 2021, mas o decreto estadual de distanciamento social impossibilitou a realização de atividades (treinos e jogos), empurrando assim o calendário para adiante. O presidente do Galvez, Coronel Edener Franco, explicou que o atraso no início da competição terá um custo alto aos clubes profissionais, pois serão mais salários e encargos sociais a pagar, além dos gastos com alimentação e entre outras despesas.

Caso o argumento dos dirigentes de clubes seja aceito pelo Comitê Estadual de Combate à Covid-19, o início da disputa do Campeonato Acreano-2021 fica marcado para o próximo dia 14 de março (domingo).

Copa do Brasil

Em conversa com o ge, o presidente do Galvez, coronel Edener Franco, também demonstrou preocupação sobre a situação do Imperador na Copa do Brasil. Na edição Sub-20, o rival será o Londrina-PR, em casa, na próxima quarta-feira (10). No profissional, o Atlético-GO será o adversário, em duelo programado para o dia 17 deste mês.

Com a proibição temporária de jogos no Acre, o dirigente teme alteração do duelo por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para um campo neutro, em outro estado.