MANOEL FAÇANHA
Com a flexibilização das normas sanitárias durante a pandemia do novo coronavírus na cidade de Rio Branco, o Campeonato Acreano de Futebol Profissional será retomado neste domingo (16), com dois jogos no estádio Florestão: São Francisco x Vasco da Gama (15h) e Andirá e Humaitá (17h). Os jogos serão de portões fechado ao público conforme protocolo acordado entre dirigentes de clubes e autoridades sanitárias.
O primeiro turno da competição foi finalizado dia 17 de março, com o Galvez superando o Atlético Acreano por 4 a 0. Cinco meses depois o torneio será retomado e o objetivo dos demais participantes será a conquista do turno e, assim, garantindo vagas em competições nacionais do próximo ano, dentre elas, a milionária Copa do Brasil. No Imperador Galvez o discurso não é diferente. O clube sonha em levar o returno e, assim, colocar ponto final na competição e ainda ergue pela primeira o troféu de campeão acreano.
Regulamento
Os participantes estão divididos em duas chaves e duelam fora de seus respectivos grupos, classificando-se os dois primeiros colocados para decidirem o título do turno no sistema olímpico (único jogo). Andirá, Atlético-AC, Plácido de Castro, Rio Branco-AC e São Francisco formam o grupo A. Galvez, Humaitá, Náuas e Vasco-AC integram o grupo B.
Protocolos
Na busca da prevenção de contaminação pelo novo coronavírus, os atletas e membros da comissão técnica dos clubes participantes do Campeonato Acreano passaram nos últimos dias por teste para detectar o vírus da covid-19. Os testes neste início de retomada da competição foram pagos pelos clubes, mas a partir de agora os testes rápidos (igA e igM) serão custeados pela FFAC.
Outra medida de prevenção durante a competição será a obrigatoriedade do uso de máscara facial antes de entrar em campo, assim como uso de álcool gel. Também ficou acertado que as delegações dos clubes terão que está presente no estádio duas horas antes do início dos jogos para a realização dos testes rápidos em todos os membros.