MANOEL FAÇANHA
Com o retorno das regionais acreanas à faixa amarela da classificação de risco para a pandemia do novo coronavírus, divulgada nesta terça-feira (11) pelo Comitê Especial de Acompanhamento da Covid-19, fica permitida a retomada das competições de futebol, amistosos e treinos. Também estão permitidas o funcionamento das escolinhas de futebol para público infantil e atividades do atletismo. Conforme o documento, a reclassificação é válida para os próximos 15 dias, com base em dados avaliados entre os dias 25 de abril e 8 de maio.
Os clubes tiveram suas atividades suspensas no início de fevereiro e, apenas neste período, as equipes do Galvez (Sub-20) e da Assermurb (feminino) tiveram autorização especial para a realização de atividades, após um pedido extraordinário solicitado pelos dois clubes e pela Federação de Futebol do Acre.
Com a decisão das autoridades estaduais de flexibilizar as atividades esportivas, as equipes acreanas inseridas em torneios nacionais, como a Assermurb, que vai jogar o Campeonato Brasileiro Feminino A2, e Atlético-AC e Galvez, que estão no Campeonato Brasileiro da Série D, terão a oportunidade de intensificar os trabalhos visando suas participações nessas competições.
Por outro lado, os clubes locais que não estão inseridos nas competições nacionais, já podem reiniciar o planejamento para a disputar o Campeonato Acreano-2021, previsto para iniciar no mês de julho.