Eram excludentes e preconceituosas as novas medidas que a Conmebol tentava aplicar para indicar os clubes participantes da Copa Libertadores da América e Copa Sul Americana. O em texto publicado na última terça-feira (21), exigia que somente equipes participantes da elite do futebol da América do Sul (Série A) estariam aptas a participar da próxima edição da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana em 2020.
O texto, inclusive, explicava que a Conmebol vai incluir a exigência nos regulamentos da Libertadores e da Copa Sul-Americana. Especialistas em direito desportivo afirmavam que a mudança poderia ser contestada, já que altera o regulamento de competições em andamento – notoriamente a Copa do Brasil.
Várias associações/federações sul-americanas de futebol demonstraram preocupação com a medida. A AFA, que será atingida diretamente se o rebaixado Tigre vencer a Superliga Argentina, manifestou preocupação com mudança em carta enviada à Conmebol. No entanto, a entidade máxima do futebol sulamericano voltou atrás por causa das reclamações de várias associações nacionais.
Na América do Sul, algumas equipes que disputavam Série B já participaram de uma disputa de Taça Libertadores: Criciúma (1992) Santo André (2005), Paulista (2006), Jorge Wilstermann (2011), Palmeiras (2013) e Santiago Wanderers (2018).
Carlos larga o Rio Branco
O atacante Carlos, que disputou duas temporadas seguidas pelo Humaitá, e reforçou o Rio Branco na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D, não faz mais parte do grupo estrelado para a sequência do torneio nacional. O atleta recebeu uma proposta do exterior e a sua vaga será ocupada pelo jogador Renan, ex-atacante do Plácido de Castro.
Com apenas um ponto ganho, o Estrelão é o lanterna do Grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D, assim necessitando da vitória.
Remo recebe o Galo Carijó
Terceiro colocado no Campeonato Brasileiro da Série C, Grupo B, o Clube do Remo-PA encara no próximo domingo, às 16h de Brasília, o Atlético Acreano. O time paraense soma oito pontos, cinco pontos mais que o Galo Carijó na tabela de classificação, sendo que o último ponto conquistando foi dentro de casa diante do Ypiranga-RS num empate sem gol.
No ano passado, o time celeste venceu o Leão paraense fora de casa e empatou dentro do Mangueirão por 2 a 2.
AS CURTINHAS
A vitória do São Raimundo/RR contra o Rio Branco por 2 a 1, último sábado (18/5), na Arena da Floresta, foi a primeira conquistada pelo clube em solo acreano.
E falando nisso, apesar de o clube estar na liderança isolada do Grupo A1 da Série D do Campeonato Brasileiro, o São Raimundo-RR foi obrigado a fazer mudanças em seu elenco.
Isso por que Ricardinho se aposentou e João Cardoso foi para o Santa Cruz-PE. Porém, por outro lado, o Mundão contratou Fininho, que já está treinando com o grupo.
O Mundão recebe no próximo sábado (25/5), o Rio Branco, às 16h de Brasília, no estádio Ribeirão, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série D.
Bom dia!