Atlético e Rio Branco aguardam pela divulgação da tabela da Copa do Brasil. Foto: Sérgio Vale.

Copa do Brasil: CBF faz sorteio hoje e Estrelão pode pegar time ‘gigante’

MANOEL FAÇANHA

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) sorteia hoje (15/12), às 11 horas (horário de Brasília), os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2017 na sede da entidade.

Os 80 times serão divididos em oito potes, com dez cada, e nomeados de A a H. Os times dos potes A a D, jogam fora de casa e têm a vantagem do empate na primeira fase, enquanto os do E a H, fazem o duelo em seus respectivos estádios. Além disso, a disposição dos confrontos fica na seguinte forma: A x E, B x F, C x G, D x H.

A principal novidade para o ano que vem é a fórmula de disputa nas duas primeiras fases que serão realizadas em apenas um jogo. O clube com menor ranking receberá o duelo, enquanto que o clube visitante jogará pelo empate. A partir da terceira fase, os duelos voltam a ser disputados em partidas de ida e volta. Nas oitavas de final, os clubes da Taça Libertadores (Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo-RJ, Flamengo-RJ, Palmeiras-SP e Santos-SP) além dos campeões da Copa Verde (Paysandu), Copa do Nordeste (Santa Cruz-PE) e Copa Sul-Americana (Chapecoense-SC) ingressam na competição.

No desenho dos potes para o sorteio, o Rio Branco terá um adversário mais duro em relação ao Atlético Acreano. O alvirrubro deve enfrentar um gigante do futebol brasileiro. Por outro lado, o Atlético pode ter um caminho relativamente mais fácil na primeira fase. Os representantes locais decidem a classificação em Rio Branco. O Estrelão estará no pote E do sorteio da CBF, enquanto o Galo Carijó integra o pote F.

Conforme os potes, o Rio Branco poderá ter pela frente as seguintes equipes: Corinthians, Cruzeiro, Internacional, São Paulo, Fluminense, Vasco, Coritiba, Ponte Preta, Figueirense ou Sport. Oito dos dez possíveis adversários do Rio Branco disputam a Série A em 2017, com exceção do Inter e Figueirense.

Já o Atlético, mesmo atrás do Rio Branco no ranking da CBF, terá vida menos difícil. O Galo pode enfrentar Goiás, Vitória, Bahia, América, Ceará, Criciúma, Avaí, Joinville, Náutico e ABC. São dois times de Série A (Vitoria e Bahia) e seis de Série B e dois da Serie C como possíveis adversários.