MANOEL FAÇANHA
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou na tarde desta quarta-feira (8) os confrontos da primeira fase da 35ª edição da Copa do Brasil-2023. São 92 clubes disputando o torneio, mas 12 deles só entram a partir da terceira fase. Veja quais são: Atlético-MG, Fortaleza, Flamengo, Palmeiras, Athletico-PR, Internacional, Corinthians e Fluminense, que virão da Libertadores, além de São Paulo, classificado via Brasileirão, Cruzeiro, campeão da Série B, Sport, vice-campeão da Copa do Nordeste, e Paysandu, campeão da Copa Verde
A primeira fase será em jogo único, com o time pior colocado no ranking atuando como mandante e o visitante jogando pelo empate. O sorteio dividiu as equipes em chaves, definindo o caminho delas até a segunda fase, quando, em caso de empate, também em jogo único, leva a disputa da vaga para a terceira fase as cobranças de penalidades. A partir da terceira fase, quando entrarão os times da Libertadores, haverá sorteios para definir os confrontos.
Acreanos na competição
O Humaitá, campeão acreano da temporada 2022, terá como adversário o Coritiba, equipe da primeira divisão do futebol brasileiro e que jamais fez um jogo em solo acreano. No ano passado, o Tourão empatou em casa diante do Brasiliense-DF por 2 a 2, assim não avançando de fase. Conforme o sorteio dos confrontos, o classificado de Tourão e Coxa encara na segunda fase o vencedor do duelo entre Real Ariquemes-RO x Criciúma-SC. A partida diante do clube paranaense terá como mandante o tricolor porto acrense.
O segundo representante acreano na competição, o debutante São Francisco, vai encarar o Ypiranga-RS. Esse será o quinto confronto do clube gaúcho diante de um clube acreano em competições nacionais (foram três vitória a favor da equipe dos Pampas e um empate foram registrados). O classificado do duelo entre o clube católico acreano e o time de Erechim-RS vai encarar na segunda fase o vencedor da partida entre Bahia de Feira-BA e Red Bull Bragantino-SP.
Os jogos estão previstos para ocorrer entre 22 de fevereiro e 1º de março, mas as datas exatas ainda serão confirmadas pela organização.
Veja os confrontos
– Campinense/PB x Grêmio/RS
– Resende/RJ x Ferroviário/CE
– Fluminense/PI x Ponte Preta/SP
– Cordino/MA x Brasil/RS
– Caldense/MG x Ceará/CE
– Princesa/AM x Ituano/SP
– União/MT x CRB/AL
– Operário/MS x Operário/PR
– Sergipe/SE x Botafogo/RJ
– Athletic/MG x Brasiliense/DF
– São Luiz/RS x Juventude/RS
– Vitória/ES x Remo/PA
– ASA/AL x Goiás/GO
– Águia/PA x Botafogo/PB
– Tuna Luso/PA x CSA/AL
– Marília/SP x Brusque/SC
– Tocantinópolis/TO x América/MG
– Democrata/MG x Santa Cruz/PE
– Marcílio Dias/SC x Chapecoense/SC
– Maringá/PR x Sampaio Corrêa/MA
– Jacuipense/BA x Bahia/BA
– Camboriú/SC x Manaus/AM
– Humaitá/AC x Coritiba/PR
– Real Ariquemes/RO x Criciúma/SC
– Atlético/BA x Atlético/GO
– Falcon/SE x Volta Redonda/RJ
– Real Noroeste/ES x Vila Nova/GO
– São Bernardo/SP x Náutico/PE
– Bahia de Feira/BA x Bragantino/SP
– São Francisco/AC x Ypiranga/RS
– Trem/AP x Vasco/RJ
– Tuntum/MA x ABC/RN
– Ceilândia/DF x Santos/SP
– Iguatu/CE x América/RN
– Retrô/PE x Avaí/SC
– Caucaia/CE x Tombense/MG
– São Raimundo/RR x Cuiabá/MT
– Parnahyba/PI x Botafogo/SP
– Nova Iguaçu/RJ x Vitória/BA
– Nova Mutum/MT x Londrina/PR