MANOEL FAÇANHA
Com praticamente quase todos os participantes da Copa do Brasil/2024 definidos – restando uma vaga para o campeão da Copa Santa Catarina, o Departamento de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na quarta-feira (15) a distribuição em oito potes (da letra A até a letra H).
Os dois clubes acreanos (Humaitá e Rio Branco), estão inseridos no grupo F, juntamente com outros oito clubes: Trem-AP, São Luiz-RS, Treze-PB, Operário-MS, Porto Velho-RO, Anápolis-GO, Iguatu-CE e Athletic-MG.
Possíveis adversários
Conforme as projeções, o adversário de cada clube do Pote F será conhecido, via sorteio, entre as equipes inseridas no Pote B: Juventude-RS, Sport-PE, CRB-AL, Criciúma-SC, Sampaio Corrêa-MA, Tombense-MG, Ituano-SP, Operário-MT, ABC-RN e Remo-PA. No entanto, o Pote B poderá sofrer ainda uma mudança com à inclusão de uma equipe catarinense (Concórdia ou Marcílio Dias) e à exclusão de uma outra do pote.
1ª fase
A primeira fase será em jogo único, com o time pior colocado no ranking atuando como mandante e o visitante jogando pelo empate. O sorteio vai dividir as equipes em chaves, definindo o caminho delas até a segunda fase, quando, em caso de empate, também em jogo único, leva a disputa da vaga para a terceira fase as cobranças de penalidades. A partir da terceira fase, quando entrarão os times da Libertadores, haverá sorteios para definir os confrontos. O torneio na próxima temporada será disputado no período de 21 de fevereiro a 10 de novembro.
Sorteio sem data
O sorteio dos confrontos da Copa do Brasil 2024 não tem data definida. Nesta temporada, o evento correu somente no mês de fevereiro, mas, geralmente, esse tipo de sorteio e realizado dois meses antes do início da competição.
Bicampeão Mundial com chances remotas de vaga
O Santos está muito perto de fica fora da disputa da Copa do Brasil de 2024. Para ficar com a vaga, o clube precisa terminar o Brasileirão como o melhor colocado entre os clubes que não disputarão a Conmebol Libertadores. Hoje, é o Athletico, com 51 pontos (sétimo), nove acima do Peixe, faltando 12 em disputa. Abaixo, o Cuiabá (nono), com 47, segundo publicou o site ge.