MANOEL FAÇANHA
A Copa Verde de futebol profissional foi tema de mesa redonda na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados Federais, em Brasília-DF, na tarde de ontem (8). O torneio é marcado por ações que estimulam a consciência ecológica, mas busca apoio financeiro aos clubes participantes..
Participaram da audiência pública o secretário geral da CBF, Walter Feldman, e presidentes das federações estaduais, entre eles, o desportista Antonio Aquino Lopes, presidente da federação acreana. Também presentes na audiência os presidentes de alguns clubes dos estados participantes do torneio.
Aquino Lopes explicou que o objetivo é mostrar a importância da competição, assim como seu apelo ecológico de sustentabilidade dos povos amazônicos. O dirigente disse ainda que para preservar nossas florestas existe um alto custo dessas populações e o poder público e privado precisam contribuir de forma incisiva o sustento dos moradores da região e o futebol se oferece como uma das ferramentas para receber recursos para a geração de emprego e renda na região.
Disputada por equipes das regiões Norte e Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo, a competição é acompanhada de atividades com consciência ecológica, como a reciclagem de materiais, concursos de redação com temas ambientais, aulas de futebol para crianças em situação de vulnerabilidade e compensação das emissões de carbono.