Clubes estão proibidos de treinar por conta do decreto de distanciamento social. Foto/Manoel Façanha

Covid-19: com bandeira vermelha, futebol deve continuar parado

MANOEL FAÇANHA

 O Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 divulgou no início da tarde desta segunda-feira (22) a nova classificação de risco da pandemia do novo coronavírus nas regionais do estado. No entanto, com os números de transmissão de casos em alta, assim como de óbitos, somado à ausência de vagas para internações de pacientes na rede hospitalar, as autoridades sanitárias decidiram pela permanência da faixa vermelha para a pandemia em todo o estado até o dia 1º de março, data de nova avaliação da pandemia no território acreano.

Com a decisão divulgada nesta segunda-feira (22), o futebol acreano continua correndo sérios riscos de ficar inativo nas próximas semanas. Os dois representantes acreanos na disputa da Copa do Brasil, Galvez e Atlético Acreano, podem até mesmo estrear longe do torcedor local na primeira fase da Copa do Brasil-2021. Os destinos poderiam ser Manaus-AM e Brasília-DF. O sorteio dos potes deve ocorrer no início de março e o Imperador Galvez, assim como no ano passado, deverá aparecer na tabela de jogos como clube mandante. Por outro lado, o Galo Carijó, ainda gozando da boa pontuação conquistada nos anos de 2016 a 2018, deverá constar na tabela como clube visitante, assim com a vantagem de jogar por um empate para avançar na competição.

Conforme o novo formato da Copa do Brasil, a competição contará com 92 clubes, sendo dividida em sete fases em vez de oito e as doze equipes vindas da Copa Libertadores da América e de outras competições nacionais – campeões da Copa Verde, Copa do Nordeste e Série B – entrarão na terceira fase, em vez de entrarem nas oitavas.

Campeonato Acreano-2021

Com a primeira rodada do Campeonato Acreano-2021 marcada para o dia 7 de março, os clubes continuam enfrentando dificuldades na preparação da pré-temporada, isso pela proibição de atividades esportivas dentro das agremiações, para atender as normas estabelecidas pelo decreto de distanciamento social. No entanto, apesar da preocupação com o crescimento da pandemia no estado, a Federação de Futebol do Acre (FFAC) não cancelou o início da competição, mas poderá apresentar um protocolo de segurança no sentido da permanência do início do seu calendário, isso caso na próxima avaliação da pandemia, os números sejam favoráveis com à queda dos número de transmissões de casos.