Dadão, Kleyr, Polaco e Darub

Finalizado a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com a taça da 54ª edição do torneio indo para a sala de troféus do Corinthians, após vitória diante do Cruzeiro por 1 a 0, segue a escrita de apenas quatro acreanos terem sentido o gosto da conquista da maior competição de base do país.

O primeiro jogador da “Terra de Galvez” a entrar para essa seleta lista foi o saudoso craque Dadão. O atleta, em 1971, vestindo a camisa do Fluminense – três gols na competição, fez parte do elenco do clube carioca que levou a taça de campeão para as Laranjeiras, após empate no tempo normal (3 a 3) e prorrogação (1 a 1), mas vitória tricolor diante do Botafogo-RJ durante as cobranças de pênaltis por 4 a 3.

Três décadas depois (2001), o atacante Kleyr repetiu a proeza de Dadão defendendo as cores do Roma, de Barueri-SP. O time interiorano, após sair perdendo para o poderoso São Paulo por 2 a 0, conseguiu igualar a fatura (4 a 4). Nas cobranças pênaltis pintou a famosa zebra e a equipe “caipira” levou o troféu de campeão para a casa. Naquele ano, o time da Roma de Barueri ficou conhecido como o “time de empresários”, mas, depois, virou “time de gatos”. Afinal, foi descoberto que o elenco era recheado de jogadores com idade adulterada.

O terceiro feito coube ao meia-atacante Polaco. O atleta, ao lado de Léo Citadini, Gustavo Henrique, Emerson entre outros bons jogadores do Santos, conquistou o torneio na temporada de 2013. Na decisão, o Peixe superou o Goiás por 3 a 1.

O último acreano a erguer a taça de campeão da competição paulista foi o goleiro Yago Darub, ao brilhar com a camisa do Flamengo na decisão do torneio contra o São Paulo-SP, na temporada de 2018. Na vitória apertada do rubro negro por 1 a 0, o acreano fez alguns milagres e foi um dos destaques da conquista, ao lado de Patrick e Matheus Dantas.

AS CURTINHAS

Na busca de acertar o time para a disputa do Campeonato Acreano, o Atlético-AC faz seu primeiro amistoso de pré-temporada na manhã deste sábado (27) contra o time sub-20 da Escolinha do Barroso, às 9h, no campo da Embrapa.

O Plácido de Castro chegou a negociar a contratação de 14 atletas oriundos do futebol paulista, um treinador e mais um diretor de futebol.

Nesta quinta-feira (25), o suposto diretor de futebol deu entrevista na Rádio Difusora Acreana, afirmando que o negocia estava desfeito.

Segundo ele, após os primeiros contatos, o presidente do Tigre do Abunã, Renato Garcia, não o atendia mais seus telefonemas ou mensagens por aplicativos.

O certo é que existem quase 20 jogadores integrados ao elenco do Plácido de Castro, boa parte deles já com rodagem no futebol acreano e trabalhando numa empresa de segurança.

Bom dia!