ASSESSORIA
O deputado estadual Daniel Zen protocolou durante a semana uma proposta de emenda ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA/2022), propondo elevar o orçamento da área de Esporte no sentido de viabilizar a retomada de programas que estão suspensos por ausência de dotação orçamentária, no âmbito do Governo do Estado, necessitando urgentemente de atendimento a valores mínimos para execução da política estadual de esporte e lazer, nas dimensões do esporte educacional, esporte de participação, esporte de formação e esporte de rendimento, tocante ao desporto olímpico e paralímpico, quais sejam: Edital da Lei de Incentivo ao Esporte; Bolsa Atleta e Convênio anual com as entidades das práticas e administrações esportivas do Esporte e Lazer no Estado do Acre (associações, ligas, clubes e federações amadoras e profissionais).
A dotação orçamentária prevista no PLOA/2022 encaminhado pelo Governo à ALEAC, contempla apenas a realização dos Jogos Escolares e o repasse para a Federação de Futebol. Daniel Zen defende a tese que é necessário a ampliação de investimento no desporto.
Na próxima segunda-feira (13), a partir das 8h, haverá uma audiência pública, na ALEAC, sobre o PLOA/2022. O deputado, através da sua assessoria, tem buscado mobilizar nos últimos dias os desportistas, dirigentes de entidades, agentes comunitários de esporte e lazer e todos os profissionais envolvidos no desporto, para juntos, defenderem a indicação dessa emenda durante a audiência pública.
“Precisamos ampliar os recursos orçamentários como forma de democratizar a prática do esporte e lazer, tornando-o um direito social. Portanto, esse é o momento oportuno para reivindicarmos mais investimentos no desporto”, pontuou o deputado.