Os jogadores da seleção Jô, Neymar e Marcelo durante treino. Crédito: Rafael Ribeiro/CBF

Especialistas analisam a estreia do Brasil

Eles falam onde o time falhou, onde mostrou força e o que pode ser feito para vencer seus próximos jogos no Mundial

Rio Branco, AC – Um dia após a vitória do Brasil na estreia da Copa do Mundo/2014, a nossa reportagem procurou alguns especialistas no assunto para saber a opinião de cada um deles sobre o desempenho de nossa seleção. Onde o time falhou, onde mostrou força e o que pode ser feito para o time vencer seus próximos jogos no Mundial. Confira na sequência a opinião de quem entende do assunto.

PAULO ROBERTO OLIVEIRA
Comentarista da RDA

Na avaliação do ex-lateral direito Paulo Roberto Oliveira, hoje comentarista da equipe de esporte da Rádio Difusora Acreana, o Brasil pecou em relação à parte tática. Segundo ele, a aproximação dos setores foi falha, pecando ainda na recomposição defensiva, assim dando espaço ao time croata.

Por fim, Oliveira explica que, em linhas gerais, o resultado foi justo, isso levando em conta o fator estreia no Mundial. Os jogadores Oscar e Neymar foram os dois destaques na avaliação do comentarista.

ALEXANDRE ALMEIDA
futeboldonorte.com

Outro a falar da estreia é o jornalista rondoniense Alexandre Almeida, editor do site futeboldonorte.com. Segundo ele, a Seleção Brasileira entrou em campo nervosa e demorou para se encontrar na partida diante da Croácia. Ele avalia anda que o susto inicial poderia culminar em um desastre na abertura da Copa-2014.

O jornalista elogia a postura defensiva do time croata e critica a postura de alguns jogadores de nossa seleção como do lateral Daniel Alves, do volante Paulinho e do atacante Hulk.
Almeida finaliza elogiando o treinador Luiz Felipe Scolari, que contava com o volante Luiz Gustavo, o meia Oscar e o atacante Neymar em um dia inspirado para garantir a virada e largar com os três pontos no Mundial.

AUGUSTO DINIZ
Colunista esportivo

Residindo em São Paulo, o jornalista Augusto Diniz, explica que Neymar salvou o time brasileiro mais uma vez em jogo com importância pequena. O jornalista agora aguarda um momento mais crítico e decisivo para saber o poder de fogo do ex-santista.

Diniz analisa que a defesa brasileira se mostrou desastrosa mais uma vez desde que se reuniu para jogar a Copa. Ele diz ainda que Oscar fez a diferença em um time sem inspiração. O jogo com o México será prova de fogo da seleção brasileira.

DUAINE RODRIGUES
Repórter do globoesporte.com

Há quase um ano militando na crônica esportiva local, o repórter Duaine Rodrigues, da equipe local do globoesporte.com, explicou que para o primeiro jogo da Copa do Mundo, o Brasil fez uma apresentação razoável. Deixou a desejar ao dar muito espaço para a Croácia, principalmente pelas laterais, mas foi eficiente no ataque, apesar de ter contado com a marcação de um pênalti inexistente.

Rodrigues explicou ainda que, individualmente, vê o Oscar bem melhor do que nos jogos que antecederam o Mundial, o que pode ser bom para que ele ganhe mais confiança no decorrer da competição. Por outro lado, criticou a postura de Neymar de segurar muito a bola. No setor defensivo, ele analisou que a zaga passou confiança, apenas Daniel Alves precisa ser mais incisivo no ataque e mostrar mais poder defensivo. Já no meio, acredito que Paulinho não vive um bom momento e Felipão poderia dar oportunidade a outro, aproveitando ainda a fase de grupos para ver qual a melhor opção.