O mês de julho começa com a perspectiva da retomada de 12 campeonatos estaduais. Um deles pode ser o Campeonato Acreano. Uma reunião envolvendo o arbitral da competição está agendada para a tarde desta quarta-feira (1), às 16h, na sede da Federação de Futebol do Acre, onde os dirigentes irão discutir a retomada do torneio. No entanto, a data da retomada da competição, antes programada para até o dia 15 de julho, poderá ser empurrada para o final de julho ou até mesmo agosto, pois na próxima sexta-feira (3) a prefeita Socorro Neri (PSB) decide a respeito da prorrogação ou não do decreto municipal de reabertura da economia local e também dos espaços esportivos que visa a redução da curva epidemiológico do novo coronavírus da capital Rio Branco.
No mapa da retomada dos estaduais – o Carioca foi o único a reiniciar seu calendário de atividades em plena pandemia, apesar de enxurrada de críticas da opinião pública. O próximo estadual a retornar seus jogos será o Catarinense. A data acordada entre os dirigentes para a retorno será o dia 8 de julho.
Veja a seguir um resumo elaborado pela reportagem do Jornal Opinião a respeito da retomada dos estaduais.
Norte
A previsão de retomada do futebol na Região Norte ficou para o mês de agosto, exceto o Campeonato Acreano, esse com previsão de reiniciar suas atividades entre os dias 12 ou 15 de julho, mas a previsão pode sofrer modificações devido à possibilidade da prorrogação do decreto municipal contra o covid-19. Já o retorno do futebol roraimense não tem data para a retomada, enquanto o estadual amazonense vive um verdadeiro dilema entre o cancelamento ou encerramento. O presidente da entidade, Dissica Valério Tomaz, ficou de analisar nos próximos dias ata da reunião do último arbitral para se pronunciar a respeito do caso. Já o Campeonato Rondoniense será disputado somente no mês de novembro.
Nordeste
Na Região Nordeste do país, a expectativa diz respeito ao retorno do futebol para o mês de julho em sete estados: Pernambuco (após o dia 13/7), Bahia (18/7), Ceará (20/7), Paraíba (18/7), Sergipe (25/7), Rio Grande do Norte (23/7) e Alagoas (final de julho). Maranhão e Piauí não seguiram os estados co-irmãos. O primeiro retoma a competição no dia 5 de agosto, enquanto a previsão de retomada no Piauí será somente nos meses de novembro e dezembro.
Centro-Oeste
Na Região Centro-Oeste, onde os casos do novo coronavírus cresceram nas últimas semanas, não existe previsão de retomada do futebol, exceto no Distrito Federal, esse com a perspectiva da bola rolar a partir de 18 de julho.
Sudeste
No Sudeste, o cenário da retomada dos campeonatos Mineiro, Paulista Capixaba segue com algumas indefinições, mas devem ocorrer entre o final de julho e início de agosto, apesar de poucos rumores sobre a retomada da modalidade no Espírito Santo.
Sul
No Sul do país, o reinício da Gauchão estava programado para a primeira quinzena do mês de julho, mas o crescente número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus forçou o adiamento da retomada do futebol para o mês de agosto, o mesmo podendo ocorrer no Campeonato Paranaense. Já o certame Catarinense deve retorna mesmo no próximo dia 8 de julho.