POR MANOEL FAÇANHA
O Campeonato Acreano de Futebol Profissional/2016 já tem data de início, fórmula de disputa, assim como a primeira rodada. Todas essas decisões ocorreram na noite de ontem (5), na sala de reuniões da Federação de Futebol do Acre (FFAC), quando de um segundo encontro envolvendo os dirigentes para tratar do assunto.
Fechado o encontro, ficou estabelecido que a competição começa no próximo dia 7 de fevereiro, com a participação de oito equipes: Rio Branco, Galvez, Atlético Acreano, Plácido de Castro, Amax, Vasco da Gama, Alto Acre e Andirá EC. O time que somar o maior número de pontos leva o turno em disputa e a única vaga do futebol local para a disputa da Série D de 2016.
No returno, os dirigentes decidiram que apenas seis equipes seguem na disputa da competição, assim eliminando o sétimo e oitavo colocado. Pelo regulamento aprovado, o último na classificação geral do primeiro turno estará automaticamente rebaixado. O campeão do returno será o time que somar o maior número de pontos.
Dias de jogos
Os clubes aprovaram ainda que os dias de jogos ocorrerão às quintas-feiras e aos domingos, exceto os confrontos agendados para interior, esses ocorrendo aos sábados. O preço do ingresso acabou fixado R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).
Propostas
No encontro da noite da quinta-feira (5) foram apresentadas aos dirigentes de clubes quatro propostas de fórmula de disputa. As propostas encaminhadas pela Federação de Futebol do Acre (FFAC) e Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (Acea) empataram em número de votos, mas numa nova votação, a proposta da entidade futebolística obteve a maioria dos votos dos dirigentes presentes. Galvez e Vasco da Gama também apresentaram propostas e Alto Acre e Andirá EC não compareceram a assembleia.
No desenho, as duas propostas são semelhantes, mas a elaborada pelos cronistas indicava que a cada fim de turno haveria uma decisão entre os dois times com maior número de pontos ganhos. Outra divergência entre as proposta das duas entidades dizia respeito a vaga na edição da Copa Verde de 2017, onde os cronistas defendiam que a vaga ficaria com o campeão do returno, proposta contraria a apresentada pela FFAC.
Na avaliação da Acea, a proposta apresentada pelos cronistas tinha como objetivo provocar uma maior participação do torcedor nas praças esportivas durante a disputa do estadual, principalmente com a provocação das decisões extras a cada fim de turno.
1ª Rodada
Obedecendo aos critérios técnicos, a primeira rodada terá o choque dos campeões, dia 7 de fevereiro. O Rio Branco, campeão da última temporada irá encarar o Andirá EC, clube que levou o troféu da segundinha deste ano. Os outros três confrontos serão os seguintes: Galvez x Alto Acre, Atlético x Vasco da Gama e Plácido de Castro x Amax.