Estadual teve média de 3,35 gols

Com 17 partidas e 58 gols a mais, o Campeonato Acreano/2019 apresentou média de gols praticamente igual à praticada ano passado – 3,33 por jogo contra 3,35 deste ano.

Também de chamar atenção o fato do artilheiro deste ano, o atacante Adriano, do Galvez, anotar a mesma quantidade de gols do artilheiro da temporada passada, o meia Ciel, ambos com 9 gols.

Campeão invicto e com nove vitórias e seis empates, o Galo Carijó marcou 33 pontos. O clube celeste apresentou ainda o melhor ataque da competição com 31 gols, assim como a defesa menos vazada, com 7 gols.

Na parte de baixo da tabela de classificação, o Náuas, lanterna do torneio, fez apenas 3 gols, o pior ataque do torneio. Já o vice-lanterna, o São Francisco, terminou o torneio com a defesa mais vazada do estadual, com 28 gols sofridos. Cacique do Juruá e Humaitá aparecem logo depois, cada um com 22 gols.

Maldição da artilharia

Pela quarta temporada seguida, o artilheiro do Campeonato Acreano não ergue o troféu de campeão. O último a conquistar os dois títulos diz respeito ao atacante carioca Alexandre Matão, campeão com a camisa do Rio Branco/2015, com 14 gols. Veja os demais: Tonho Cabaña/Galvez (2016), Marcelo Brás/Plácido (2017), Ciel/Galvez (2018) e Adriano/Galvez (2019)

O atacante imperialista Adriano lamenta a não marcação de uma penalidade a favor do Galvez. Foto/Sérgio Vale

Nesta temporada, o artilheiro da competição saiu nos dois últimos jogos das finais, com destaque para o atacante Adriano (Galvez). O imperialista marcou duas vezes e gravou a artilharia com 9 gols. Com um gol a menos aparece Careca e Diogo (Atlético), Ismael (Plácido de Castro), Doka Madureira (Rio Branco).

Galo superior na classificação

Na classificação geral do Acreanão 2019, o Atlético somou seis pontos a mais que o 2 º colocado, o Galvez, esse com 27 pontos. O clube celeste ainda gravou 13 pontos a mais que o arquirrival Rio Branco, mas poderia ter finalizado a temporada com pontuação superior ao Estrelão e não ter conquistando uma das vagas na milionária Copa do Brasil, bastando para isso uma eliminação na decisão do returno contra o próprio Rio Branco.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1°) Atlético-AC……………….33
2º) Galvez……………………..27
3°) Rio Branco……………….20
4°) Independência………….13
5°) Plácido de Castro………12
6°) Vasco-AC…………………12
7°) Andirá……………………..09
8°) Humaitá………………….09
9°) São Francisco…………..06
10°) Náuas…………………….04

AS CURTINHAS

O último campeão acreano invicto diz respeito ao Rio Branco, isso na temporada 2012, quando o Estrelão superou o Galo Carijó em dois jogos.

Naquela temporada, o técnico Álvaro Miguéis já comandava o Galo.

Naquela decisão o time celeste jogou com a seguinte formação: Máximo, João Carlos (Chumbo), Diego, Ceildo e Fábio; Tragodara, Leandro, Geovane e Josy (Matheus Malveira); Gessé (Matheus Pato), e Ailton (Atlético).

Já o Rio Branco foi campeão com Vanderlei, Edinei, Rodrigão (Juliano/Neném), Guilherme e Xaro; Araújo Goiano, Luciano, Diego Silva e Tomaz (Douglas); Araújo Jordão e Kleyr

Bom dia!