O sonho do Rio Branco de retornar, a partir do próximo ano à disputa do Campeonato Brasileiro da Série C, acabou interrompido na tarde de ontem (4), no estádio Colosso da Lagoa, na cidade de Erechim-RS, quando o bicampeão acreano caiu para o Ypiranga-RS por 3 a 0, no jogo da volta das oitavas-de-final do Campeonato Brasileiro da Série D.
Com a eliminação do torneio nacional, o departamento de futebol profissional do clube ganha férias. O retorno às atividades ocorre somente no mês de janeiro para o período de pré-temporada visando às disputas das copas Verde e Brasil, além do Campeonato Acreano. No entanto, antes, no mês de dezembro, ocorre a sucessão eleitoral no clube.
VEJA OS CONFRONTOS
São Caetano-SP x Botafogo-SP
Ypiranga-RS x Caldense-MG
Lajeadense-RS x River-PI
Remo-PA x Operário-PR
JOGO
Mesmo necessitando da vitória para avançar de fase, o Rio Branco fez pouco para merecer a classificação.
Nos primeiros minutos de partida, o Ypiranga foi o senhor das ações. Aos 4’, após cruzamento na área, Pedro Balú tira a bola em cima da linha e salva o Rio Branco.
Dez minutos depois, Jean Paulo desce em velocidade e finaliza a gol, mas o goleiro Ricardo Vilar salva o Rio Branco. Quatro minutos mais tarde, Jean Paulo passa pelo zagueiro Carciano e finaliza, mas o goleiro do Alvirrubro volta a salvar.
Aos 21’, o Rio Branco fica com um jogador a menos em campo. Felipe Recife acerta um pisão em seu adversário e é expulso de campo.
O Ypiranga, que já domina a partida, não demora em abrir o placar. Em jogada individual, João Paulo entra pelo meio e finaliza no canto do goleiro Ricardo Vilar. Gol!
Antes do final do primeiro tempo, Edson Júnior promoveu duas mudanças no Rio Branco. O treinador sacou Joel e Willian Saroa e colocou em campo Robinho e Charles Chenko, respectivamente, em campo.
Nos acréscimos, o Ypiranga amplia a vantagem. Saldanha cruza na área e Diego Miranda cabeceia para o fundo das redes.
No minuto seguinte, o Ypiranga teve a oportunidade de marcar o terceiro, desta vez com Saldanha, mas o zagueiro Carciano salva o Estrelão.
Ypiranga mata o jogo
Para a segunda etapa, o Rio Branco vai para o tudo ou nada e inicia oferecendo perigo a meta do goleiro Carlão. Aos nove minutos, Wellington Tindurim recebe dentro da área e finaliza, mas a bola vai para fora. Dois minutos mais tarde, Jean Carlos cruzou na área e Robinho chega atrasado no lance, perdendo a oportunidade de descontar para o Estrelão.
Após os sustos, o Ypiranga-RS resolve ir ao ataque. Aos 13’, o setor defensivo do Rio Branco falha e a bola sobra para Laerte, que desperdiça a chance de marcar o terceiro gol do time da casa. Três minutos depois, Diego Miranda lança Saldanha, que desperdiça nova oportunidade para o clube gaúcho. Aos 22’, João Paulo finaliza a gol, mas Martinez salva o Estrelão.
Aos 27’, o Ypiranga conseguiu chegar ao terceiro gol. Branquinho entrou na área e tocou para João Paulo, que driblou o goleiro Ricardo Vilar e tocou para o fundo das redes.
Apesar da vantagem em campo, o Ypiranga acaba perdendo um jogador. Robson faz falta dura em Charles Chenko e é expulso, aos 31’.
Ficha Técnica
Ypiranga-RS 3 x 0 Rio Branco
Local: Colosso da Lagoa (em Erechim-RS);
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ);
Assistentes: Wendel de Paiva Gouveia (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ);
Gols: João Paulo aos 32’ e Diego Miranda aos 46’ do 1º; João Paulo aos 27’ do 2º
Cartões amarelos: Costa e Gustavo (Ypiranga-RS); Jean Carlos e Robinho (Rio Branco);
Expulsões: Robson (Ypiranga-RS); Felipe Recife (Rio Branco);
Ypiranga-RS
Carlão; Jucemar, Claudinho, Fernando e Laerte (Gustavo); Costa, Robson, Diego Miranda e João Paulo; Jean Paulo (Branquinho) e Saldanha. Técnico: Leocir Dall’Astra.
Rio Branco
Ricardo Vilar; Pedro Balú, Martinez, Carciano e Léo (Tharle); Felipe Recife, Joel (Robinho) e Jean Carlos; Wellington Tindurim, Dudu Mandai e Wilian Saroa (Charles Chenko). Técnico: Edson Júnior.