O aguerrido atacante Gustavo Xuxa divide lance entre quatro atleticanos no primeiro jogo das finais do estadual. Foto/Sergio Vale

Estrelão pega o Altos-PI no sábado; Galo e São Raimundo-PA jogam no domingo

MANOEL FAÇANHA

A diretoria de competições da CBF divulgou, na noite ontem (26), a tabela detalhada da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D, com datas, locais e horários. Após a definição dos classificados da última rodada, ficaram estabelecidos os confrontos desta nova etapa.

Os duelos começam no sábado (1º). Nesta data, o Rio Branco vai ao Piauí para medir forças contra o Altos. O confronto será realizado no estádio Felipe Raulino, às 17h de Brasília, na cidade de Altos-PI, localizada a 40 quilômetros de Teresina.

A delegação estrelada chegou ao final da noite de ontem (26) em Rio Branco após cansativa viagem a Boa Vista (RR), onde perderam para o São Raimundo/RR por 1 a 0. Com a antecipação do jogo contra o Altos-PI para o sábado, os jogadores alvirrubros terão pouco tempo de recuperação antes do embarque à cidade de Teresina-PI, algo previsto para a quinta-feira.

Um dia depois, às 17h de Brasília, o Atlético Acreano vai ao interior do Pará para medir forças contra o São Raimundo. O confronto será disputa do no Colosso do Tapajós, na cidade de Santarém.

Por outro lado, o Galo Carijó joga somente no domingo (2). O bicampeão acreano embalado pela vitória elástica do último final de semana contra o Trem-AP vai tentar surpreender o Pantera paraense.

Nesta fase, as equipes disputam a vaga nas Oitavas de Final em jogos de ida e volta. Os classificados para a Terceira Fase serão conhecidos no dia 9 de julho (domingo).

América-RN fez a melhor campanha

32 clubes participantes e classificados para a segunda fase. O time potiguar somou 15 pontos de 18 possíveis, com apenas uma derrota e cinco vitórias. A segunda melhor campanha foi da Portuguesa carioca, com 14 pontos. Em seguida, com 13 pontos, vêm cinco clubes: Atlético-AC, Santos-AP, Rio Branco-AC, São Bernardo-SP e Guarany de Sobral-CE. No entanto, o Galo acreano ficou na terceira posição pelos critérios técnicos de saldo de gols.

Galo teve o melhor ataque

Com 16 gols assinalados, o Atlético Acreano terminou a primeira fase com o melhor ataque da Série D. Altos-PI, com 14, ficou em segundo. Já o América-RN e São José-RS, com 13 gols, aparecem na terceira posição.

Os piores ataques

Metropolitano-SC, 3 gols e URT-MG, 4 gols. As melhores defesas: Portuguesa-RJ com 2 gols sofridos, São Bernardo-SP, Globo-RN, Operário-PR, com 3 gols, Sousa-PB, Espirito Santo, Parnahyba, Maranhão-MA, São José-RS, América-RN, Princesa Solimões-AM, com 4 gols.

As piores defesas

Comercial-MS, com 9 gols, e Aparecidense-GO, com 8 gols sofridos. Quem mais vencer foi o América-RN, com 5 vitórias, e o único time invicto é a Portuguesa carioca com quatro vitórias e dois empates.

Principais artilheiros

Com seis gols, o atacante Weverton (Princesa do Solimões) lidera a artilharia do Campeonato Brasileiro da Série D. O atleta é seguido de perto por outros seis jogadores, todos com cinco gols: Eduardo e Careca (Atlético-AC), Bruno (Gurupi-TO), Maicon (Portuguesa-RJ), Etinho (Murici-AL) e Cesar Velez (Atlético-PE).