Manoel Façanha lamenta que a figura do cronista esportivo tenha diminuído drasticamente nas redações de rádios e jornais impressos. Foto/Sérgio Vale

Feliz Dia do Cronista Esportivo

Em meio ao luto que envolve a crônica esportiva nacional pela tragédia que vitimou nossos colegas no acidente aéreo com o voo que levava a Chapecoense para a Colômbia, queremos desejar aos nossos filiados da Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (Acea), pela passagem do Dia do Cronista Esportivo, nossos sinceros votos de felicitação pela data alusiva à categoria, desejando ao mesmo tempo muita paz, saúde, amor e prosperidade.

O cronista esportivo é aquele profissional (jornalista ou radialista) especializado em narrar e descrever lances de um jogo ou de uma competição, através de suas análises críticas e aprofundadas de cada modalidade. Ora elogiando, ora criticando para o crescimento do desporto.

Entre o desafio dessa profissão está o controle emocional (as paixões). O cronista convive diariamente com alto grau de risco de parcialidade. Ele tem preferências, assim como qualquer torcedor. Porém, ele precisa usar a equilíbrio emocional para continuar com sua respeitabilidade junto ao seu leitor, telespectador e ouvinte.

Por fim, lamentamos que nos últimos anos, a figura do cronista esportivo tenha diminuído drasticamente nas redações de rádios e jornais impressos. Só como exemplo, a Rádio CBN durante o início da semana demitiu um dos grandes nomes da sua equipe esportiva, o cronista esportivo Evaldo José. Outro fato lamentável vem ocorrendo em outras diversas emissoras de rádio do país, onde as equipes esportivas estão sendo diluídas dos estúdios. Portanto, a Acea, assim como a Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace), e demais entidades filiadas, reivindica aos veículos de comunicação a valorização da figura do cronista esportivo.

Parabéns cronistas esportivos do país

Manoel Façanha Tavares Neto

Presidente da Acea