FFAC e clubes se reuniram na tarde desta terça-feira (16), no estádio Florestão. Foto: Kelton Pinho

FFAC entrega protocolo da CBF aos clubes e apresenta proposta

KELTON PINHO/GE

Após mais de três meses de paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus, o retorno do Campeonato Acreano começa a se tornar uma realidade. Em reunião com os dirigentes dos clubes, nesta terça-feira (16), a Federação de Futebol do Acre (FFAC) apresentou uma proposta para retomada do estadual no dia 12 ou 15 de julho. Na oportunidade também foi entregue o protocolo com as medidas exigidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a realização dos jogos.

Todos representantes dos clubes da elite compareceram à reunião, com exceção do presidente do Galvez, tenente-coronel Edener Franco. No encontro, foi aprovada por unanimidade a prestação de contas da FFAC de 2019.

Segundo o presidente da FFAC, Antônio Aquino Lopes, a proposta da entidade leva em consideração o último decreto do Governo do Acre e da Prefeitura de Rio Branco. A ideia é que o elenco dos clubes voltem a treinar no início de julho e a competição recomece em até duas semanas.

– Nós pretendemos que no dia primeiro de julho eles já comecem a se preparar para o campeonato voltar no dia 15 ou 12. A perspectiva é de ter até três rodadas por semana para podermos terminar o mais rápido possível – diz.

Considerando as inúmeras exigências da CBF, o Andirá foi o único clube que não confirmou participação no segundo turno. O clube esteve representado pelo presidente Afonso Alves. O Morcego tem até a próxima segunda-feira (22), para assegurar presença. Caso contrário, deverá formalizar o pedido de desistência por escrito junto à FFAC.

Caso todos os clubes se mantenham na competição, a atual tabela do estadual será preservada, alterando apenas as data dos jogos. As mudanças serão feitas após a confirmação das equipes.