MANOEL FAÇANHA
O primeiro turno do Campeonato Acreano ainda não começou, mas a tabela, a pedido de alguns clubes inseridos em competições nacionais, já sofreu as primeiras mudanças. Uma reunião na manhã de ontem (17), envolvendo a Federação de Futebol do Acre (FFAC) e dirigentes de clubes, culminou com a antecipação do complemento da primeira rodada, antes agendada para o dia 25/1, mas agora confirmada para o dia 24, com as partidas entre Plácido de Castro x Vasco (17h30) e Galvez x Humaitá (19h30), ambos no estádio Arena da Floresta.
Também no mesmo encontro, os dirigentes acertaram ainda antecipação das duas primeiras partidas da segunda rodada do torneio, saindo do dia 28/1 para 27/1 (de domingo para um sábado). Os confrontos serão realizados no estádio Florestão: Vasco da Gama x Atlético Acreano (15h30) e Humaitá x Rio Branco (17h30).
Aquino Lopes fala das mudanças
Em conversa com a imprensa, o presidente da Federação de Futebol do Acre, Antonio Aquino Lopes, explicou que a entidade futebolística não é obrigada a mudar a tabela após ela ser aprovada pelos clubes, mas atendendo uma reivindicação dos dirigentes do Atlético Acreano, resolveu convocar uma reunião na busca conciliar uma possível mudança.
A proposta apresentada pelo Galo Carijó de antecipar a rodada do próximo dia 28 para o dia 25 de janeiro, assim como empurrar o complemento da primeira rodada para o dia 28, não 25 como estava agendado, não foi aceito pelos dirigentes de Vasco da Gama e Humaitá. A negativa dos dois dirigentes é vista como prejudicial tanto Galo Carijó como Rio Branco, pois ambas as equipes estão inscritas na disputa da Copa Verde e com estreias agendadas para o dia 31 de janeiro. O presidente Aquino Lopes mostrou irritação com a falta de sensibilidade dos dois dirigentes, pois a mudança seria benéfica aos dois clubes que disputam o torneio regional. “É preciso que alguns dirigentes analisem o futebol de forma mais coletiva e deixe seus egos pessoais de lado para o bem comum do futebol local”, disparou o cartola.
Lopes disse ainda que vai usar da prerrogativa de dirigente máximo do futebol local para modificar a tabela do estadual, isso caso haja necessidade, pois existe possibilidade de algumas datas do estadual confrontarem com as datas de jogos das copas Verde e Brasil. O dirigente também não descartou puxar os jogos do domingo de Carnaval para o sábado.