MANOEL FAÇANHA
Restando pouco mais de uma semana para a bola rolar para a disputa do Campeonato Acreano-2021, a Federação de Futebol do Acre (FFAC), enviou nessa sexta-feira (26) ofício direcionado ao Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, onde pede a flexibilização da prática futebolística nos clubes profissionais do estado, assim como a liberação de jogos oficiais nas praças esportivas de Rio Branco. No teor do documento, a entidade futebolística acreana pede a compreensão das autoridades de saúde para a retomada do futebol, citando que alguns estados, como Amazonas e Bahia, chegaram a decretar lockdown, mas flexibilizaram a prática futebolística profissional.
Outro argumento usado pela entidade futebolística acreana para sensibilizar as autoridades está relacionada aos custos financeiros que as equipes locais estão realizando neste início de temporada, como contratação de atletas (muitos deles de outros centros), pagamento de salários, alimentação/alojamento, entre outras despesas.
Bandeira vermelha
Conforme orientado pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, a fase vermelha da pandemia terá continuidade até o dia 1º de março, quando as autoridades sanitárias voltam a divulgar nova classificação de risco para o coronavírus. Nos últimos dias, o governador Gladson Cameli declarou na imprensa a possibilidade da flexibilização de algumas atividades, mas afirmou que o assunto seria amplamente discutido com as autoridades sanitárias para só então tomar uma decisão.
A primeira rodada do Campeonato Acreano-2021 está agendada para o dia 7 de março. No entanto, os clubes continuam enfrentando dificuldades na preparação da pré-temporada, isso justificado pela proibição da realização de atividades esportivas, para atender as normas estabelecidas pelo decreto de distanciamento social.