Na última sexta-feira (10), Aquino Lopes Participou da diplomação de novos árbitros - Foto: Manoel Façanha

Ffac vai apresentar proposta de calendário

No dia da aclamação, próxima 5ª feira, Aquino Lopes vai discutir calendário com os clubes

banner-logo-araujoRio Branco, AC – Nesta quinta-feira (16), o advogado Antônio Aquino Lopes será aclamado para sexto mandato à frente da Federação de Futebol do Acre (FFAC). A solenidade ocorrerá a partir das 18h, no auditório da entidade. O primeiro mandato de Lopes ocorreu no ano de 1984.

No mesmo dia, Lopes pretende apresentar uma proposta de calendários aos dirigentes de clubes, onde inclui todas competições organizadas pela entidade para 2015. Segundo ele, a ideia será construir uma proposta consensual entre os dirigentes de clubes, onde a disputa do Campeonato Acreano iniciaria na segunda quinzena do mês de março e teria previsão de término para antes do fim de junho.

O campeão acreano, o Rio Branco, terá, neste primeiro semestre, três competições pela frente: Copa Verde (a partir de 08 de fevereiro), Copa do Brasil (a partir de 25 de fevereiro) e Campeonato Estadual. O Atlético Acreano, além do Campeonato Estadual, terá pela frente a pré-Copa do Brasil.

Arbitragem

Na última sexta-feira, o presidente da Escola Nacional de Arbitragem, Antônio Pereira da Silva, e secretária da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol, Ana Paula Oliveira, ministraram palestra aos novos árbitros e assistentes do quadro da Federação de Futebol do Acre (FFAC).

O assunto que dominou o debate diz respeito à polêmica sobre a “mão na bola”. Segundo Ana Paula, a polêmica aumentou por causa da discussão sobre o que é o lance natural, antinatural e o atleta correr o risco. Para a secretária, a “mão na bola” causa muita polêmica por ser uma tomada de decisão subjetiva para o árbitro da partida.

Na palestra foi utilizado o mesmo material aplicado aos árbitros do Rio de Janeiro na semana passada.

Finalizado a aula teórica, o presidente da Escola Nacional de Arbitragem, Antônio Pereira da Silva elogiou o desempenho dos novos árbitros, acreditando numa boa safra de profissionais da arbitragem.

Cruzeiro do Sul

O presidente da Federação de Futebol do Acre Antonio Aquino Lopes espera levar a escola de arbitragem da FFAC para a cidade de Cruzeiro do Sul. Segundo ele, a ideia será trabalhar com 30 profissionais com as aulas iniciando no mês de novembro.