Jogadores do Atlético Acreano festejam o título de campeão acreano de 2016. Foto: Sérgio Valle

Fim do jejum, Galo solta o grito de campeão!

MANOEL FAÇANHA

Depois de 24 anos, oito meses e vinte dias, o torcedor celeste pode tão soltar o esperado grito de “campeão” da garganta. Ontem (21), no estádio Florestão, o Atlético Acreano voltou a vencer o Rio Branco (2 a 1) e acabou conquistando o 28º do Campeonato Acreano de Profissionais, o sétimo de sua história. Os gols do triunfo celeste foram assinalados pelo craque Polaco, de voleio, e Renato, de cabeça. Matheus Carioca descontou para o Rio Branco.

Atlético-AC campeão acreano 2016 - de pé: Elison Azevedo (gestor de futebol), Edivandro, Tião, Adriano Louzada, Matheus Damasceno, Ailton, Diego, Douglas, Mendes, Renato, Alfredo, Rafael Barros, Pé de Ferro, Franco, Alceivo, Leyf Barros (fisioterapeuta), Maurício (aux. técnico), Álvaro Miguéis (técnico); Agachados: Jean, Tidal (preparador de goleiros), Psica, Fellype, Leandro, Tragodara, Januário, Eduardo, Toró, Polaco, Léo, Josy e João Alberto (prep. físico)
Atlético-AC campeão acreano 2016 – de pé: Elison Azevedo (gestor de futebol), Edivandro, Tião, Adriano Louzada, Matheus Damasceno, Ailton, Diego, Douglas, Mendes, Renato, Alfredo, Rafael Barros, Pé de Ferro, Franco, Alceivo, Leyf Barros (fisioterapeuta), Maurício (aux. técnico), Álvaro Miguéis (técnico); Agachados: Jean, Tidal (preparador de goleiros), Psica, Fellype, Leandro, Tragodara, Januário, Eduardo, Toró, Polaco, Léo, Josy e João Alberto (prep. físico). Foto: Sérgio Vale.

A conquista do estadual ampliou ainda mais o calendário de competições do time celeste, pois além da Copa do Brasil e Série D da próxima temporada, o Galo Carijó será o representante acreano na disputa da Copa Verde. Neste ano, o clube ainda disputa uma Série D.

Jogo

O Galo Carijó tem mais iniciativa do jogo desde o início de partida. Foto: Manoel Façanha
O Galo Carijó tem mais iniciativa do jogo desde o início de partida. Foto: Manoel Façanha

Com 1.350 torcedores, para uma renda de R$ 9.895,00, a torcida celeste era dominante dentro do Florestão. Aos gritos do campeão voltou, o time celeste começou a partida pressionando o time estrelado, com o quarteto celeste formado por Polaco, Josy, Eduardo e Rafael Barros dando muito trabalho ao setor de defesa alvirrubro.

Na primeira grande chance celeste, Poloca entrou em velocidade e tocou sobre o goleiro alvirrubro Nunes, mas a bola não quis entrar.

Com mais posse de bola e jogando em velocidade, o Atlético era o senhor da partida, mas a defesa do Rio Branco suportou bem a pressão celeste e conseguiu levar o empate para o vestiário.

Três gols

o maestro celeste Josy divide lance com o goleiro alvirrubro Nunes. Foto: Manoel Façanha.
o maestro celeste Josy divide lance com o goleiro alvirrubro Nunes. Foto: Manoel Façanha.

Na etapa complementar o Galo Carijó continuou melhor na partida e poderia abrir o placar aos 14 minutos, mas Eduardo após fintar o goleiro Nunes, acabou desperdiçando grande chance.

Com o gol maduro e veio aos 21 minutos, após jogada ensaiada. Josy colocou mandou a bola para área, o grandalhão Alfredo desviou para o meio da área e o meia Polaco, de voleio, acertou um belo chute para abrir a fatura e incentivar o grito de é campeão…

Com a porteira aberta, o Galo Carijó marcou o segundo aos 34 minutos, a bola foi cruzada pela direita por Polaco. O curinga Renato, de cabeça, mandou para a rede.

Dois minutos depois, o meia Geovani, de falta, quase descontou para o Rio Branco, mas a bola explodiu na trave celeste. Aos 42 minutos, a trave voltou a salvar o gol celeste. Agora, carimbada por Neto Pessoa após falha do goleiro Franco. Aos 45, Matheus Carioca aproveitou sobre a de bola e chutou para a rede celeste, assim descontando o marcador: 2 a 1.

Avaliação

O Senador Jorge Viana (PT) entregou o troféu de campeão ao capitão celeste Josy. Foto: Sergio Vale.
O Senador Jorge Viana (PT) entregou o troféu de campeão ao capitão celeste Josy. Foto: Sergio Vale.

O presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Antonio Aquino Lopes, ao analisar a disputa do estadual, comentou que foi um dos mais equilibrados da última década. Lopes voltou a falar da polêmica da possibilidade de um sorteio para indicar o campeão estadual. Segundo ele, o fato teria contribuindo para as duas equipes terem jogado na busca do resultado.

O senador Jorge Viana (PT) esteve presente na decisão. O político ficou ao lado do presidente Aquino Lopes e afirmou, para surpresa de alguns, que acompanha tudo do futebol local, tanto que conhecia de propriedade o fato de o time celeste ser uma equipe caseira, exceto o atacante Rafael Barros, que é natural de Boa Vista (RR).

SÚMULA

Atlético x Rio Branco

Local: Florestão

Data: 21/05/16

Horário: 15h45

Transmissões: TV Gazeta, Rádio Difusora Acreana, Rádio Eco Acre FM 106.5

Público: 1.350

Renda: 9.895,00

CA: Emerson Martins, Paulinho Pitbull, Jô (RBFC); Pé de Ferro, Alfredo, Rafael Barros.  (Atlético)

Árbitro: Josimar Almeida

Assistentes: Marcio Cristiano e Jean Carlos

Atlético: Franco, Januário, Diego, Pé de Ferro, Alfredo; Leandro, Tragodara (Renato), Eduardo (Pisika), Josy (Fellype), Polaco; Rafael Barros. Técnico: Álvaro Miguéis

Rio Branco: Nunes, Ley, Erick, André e Romarinho; Paulinho Pitbull, Cácio (Matheus), Neném (Emerson Martins), Geovane; Neto Pessôa e Dênis (Matheus Malveira). Técnico: Edson Junior