Nas cobranças de pênaltis contra o Pacajus-CE, pela Série D/2022, brilhou à figura do goleiro Evandro Gigante. Foto/Manoel Façanha.

Foi sofrido, mas Gigante pega pênalti e garante o Rio Branco nas oitavas

MANOEL FAÇANHA

Foi sofrido, mas o Rio Branco-AC está nas oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D. Nesse domingo (31), no estádio Florestão, a equipe estrelada, após empate sem gols, superou o Pacajus nas cobranças de pênaltis por 5 a 4. O duelo era pelo jogo da volta da segunda fase da competição.

Como fica

Com a classificação às oitavas de final, o Rio Branco-AC terá como adversário o Asa de Arapiraca-AL. O time de Alagoas eliminou o Afogados-PE, ao vencer as duas partidas da segunda fase: 1 e 2 (fora de casa) e 2 a 0 (em casa). O primeiro duelo será no próximo domingo (7), às 17h, no estádio Florestão.

Com a classificação às oitavas de final, o Rio Branco-AC terá como adversário o Asa de Arapiraca-AL. Foto/Manoel Façanha.
O Pacajus-CE deixa a Série D com apenas uma derrota fora de casa no tempo normal. Foto/Manoel Façanha.

Jogo

Mesmo com mais posse de bola e jogando diante de um adversário que optava por uma proposta de jogo bem defensiva, o Rio Branco tinha dificuldades de criar situações de gols. No jogo aéreo, aos dois minutos, o zagueiro Yago desviou a bola para o gol, mas o goleiro Cris salvou em dois tempos. O Pacajus-CE respondeu timidamente aos nove minutos, mas o zagueiro Santos cortou providencialmente o lance.

Com o Rio Branco preso na marcação do time cearense, a partida seguiu com inúmeras paralisações provocadas pelo time visitante para a irritação do torcedor e comissão técnica estrelada.

O certo é que a melhor oportunidade de gol a favor do Rio Branco só foi acontecer aos 20 minutos, após o atacante Wanderson invadir a área e soltar o pé para a boa defesa do goleiro Cris.

Rio Branco e Pacajus-CE fizeram um jogo com poucas chances de gols. Foto/Manoel Façanha

Sem gols

Na volta do intervalo, a proposta de jogo das duas equipes seguiu a mesma. O Rio Branco buscando o gol contra um adversário que se defendia bem e pouco saia para o jogo. No entanto, aos seis minutos, numa bola parada do meia André Lessa, o Estrelão quase abriu o placar, mas o goleiro Cris fez a defesa em dois tempos.

Numa outra bola parada de André Lessa, o Estrelão voltou a levar perigo à meta do Pacajus-CE, mas o goleiro Cris voltou a trabalhar para evitar a queda da meta do Cacique do Vale do Papagaio, aos 12 minutos.

A melhor chance de gol dos visitantes na segunda parte do jogo saiu de uma bola parada de Testinha, mas o goleiro Evandro Gigante fez grande defesa, aos 32 minutos. Ufa!

Nos minutos finais, o Rio Branco tentou um abafa na busca do gol da vitória, mas o poder de “fogo” dos jogadores estrelados estava realmente num dia ruim.

Pênaltis

Nas cobranças de pênaltis, brilhou a figura do goleiro Evandro Gigante. O arqueiro estrelado pegou a penalidade do atleta Rayro, do Pacajus-CE, e garantiu o time nas oitavas de final da competição. Matheus Nego, Luan, Ciel, Yago e Negueba converteram suas cobranças a favor do Rio Branco.

O goleiro Evandro Gigante pegou a penalidade de Rayro, do Pacajus-CE. Foto/Manoel Façanha

Rio Branco 0 (5) x 0 (4) Pacajus-CE

Data: 31/07/2022

Local: Florestão

Árbitro: Rafael Martins Diniz (DF)

Assistentes: Lucas Torquato Guerra (DF) e Marconi de Souza Gonçalo (DF)

Quarto Árbitro: Fábio Santos de Santana (AC)

Público: 1.100 pagantes

Renda: R$ 12.260

Cartões amarelos: Joilson, Felipe, Cris (Pacajus-CE); Luan e Santos (Rio Branco)

Rio Branco-AC: Evandro Gigante; Isaías (Ciel), Yago, Santos e Negueba; Jackson (Índio), André Lessa (Léo) e Matheus Nego; Marcão, Wanderson (Wilker) e Rabiola (Luan). Técnico: Bruno Monteiro.

Pacajus-CE: Cris; Igor, Dede, Zé Aquiraz, Edson, Vinícius (Guto), Jefferson (Rayro), Ramon, Joilson, André Cassaco (Testinha) e Felipe (Zé Augusto). Técnico: Oliveira Canindé