Presidente Aquino Lopes (FFAC) durante debate com Manoel Façanha, Alzerino Paiva e Adem Araújo - Foto: Alberto Casas

Futebol acreano em debate

Dirigentes e crônica esportiva debateram por uma hora e meia os problemas do futebol acreano na Rádio Difusora

banner-logo-araujoRio Branco, AC – Uma mesa redonda ocorrida nesta sexta-feira, nos estúdios da Rádio Difusora Acreana, tratou da perspectiva de futuro do futebol acreano. O debate contou com a participação do presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC) Antonio Aquino Lopes e do tesoureiro do Atlético Acreano Alzerino Paiva, além dos cronistas esportivos Alberto Casas, Paulo Roberto, Manoel Façanha e Adem Araújo. O Rio Branco havia confirmado presença no debate, mas acabou não comparecendo.

O debate demorou por 1h30min, quando todos opinaram a respeito da atual realidade vivida pelos clubes locais. Os pontos mais discutidos pelos debatedores ficou entre categoria de base, gestão nos clubes, fórmula de disputa do Campeonato Acreano, inclusive, como é realizada a indicação da equipe local para representar o Estado nos torneios nacionais.

Numa rápida radiografia ficou evidente entre os debatedores que o futebol local atravessa uma das piores crises econômicas, com clubes endividados e com perspectiva nada boa para o futuro, caso empresas privadas e o próprio governo não saiam em socorro dos clubes.

debate-esporte002
Presidente Aquino Lopes responde pergunta dos cronistas esportivos Paulo Roberto e Alberto Casas

Copa Verde

A respeito da participação ou não do Rio Branco FC na disputa da II Copa Verde, a decisão ficou para a reunião do próximo dia 02 de dezembro, quando da realização de novo encontro dos clubes profissionais para tratar da disputa do Campeonato Acreano/2015. Caso o Rio Branco desista do torneio, a vaga ficaria com o Atlético Acreano e, segundo Alzerino Paiva, existe sim a possibilidade do clube aceitar o desafio.

No entanto, de acordo com o assessor de imprensa do Rio Branco FC, jornalista Raimundo Afonso, o clube alvirrubro irá sim participar do torneio regional. A declaração dele foi dada após o debate para o globoesporte.com.

Reunião dia 2/12

Neste encontro, pode-se abrir o debate para que o campeão do primeiro turno do Estadual/2015 possa representar o futebol local na disputa da Série D do próximo ano.

No mesmo encontro, Aquino Lopes pode anunciar o novo patrocinador do Campeonato Acreano da temporada 2015. O dirigente explicou que tudo leva crer que o acordo com uma empresa, a qual não quis revelar, será finalizado nesta segunda ou terça-feira. Lopes, por fim, já deixou claro que, caso seja firmado o contrato de patrocínio, os clubes serão beneficiados.

Manoel Façanha