MANOEL FAÇANHA
Se depender da metodologia do plano “Convivo sem Covid”, criado com objetivo retomada gradual das atividades no estado, o Campeonato Acreano terá que esperar uns 40 dias para sua retomada.
O plano desenhado pelas autoridades de saúde do estado e município e dividido em quatro níveis de alerta e em cada fase deve ser permitido o funcionamento ou reabertura gradual de um segmento. Entre os níveis estão o vermelho, que é de emergência; alerta, simbolizada pela cor laranja; atenção, pela cor amarela; e cuidado na cor verde. A cidade de Rio Branco, onde ocorrem às partidas futebolísticas, está no nível vermelho, assim precisando cair duas casas (laranja e amarelo) para então ter as atividades esportivas liberadas. Conforme o decreto, a cada 14 dias o comitê se reuni para avaliar os números da covid-19 e também suas ações no combate ao vírus.
Prefeita vai seguir a ciência
Ciente da responsabilidade de frear a pandemia na cidade de Rio Branco, a prefeita Socorro Neri (PSB) comentou durante entrevista ao programa “Bancada do Esporte”, da TV5 (filial da Rede Bandeirantes) que a liberação do comercio e das outras atividades, como a esportiva, dependem da avaliação do comitê “Convivo sem Covid”. Segundo ela, é preciso a sociedade seguir as orientações aconselhadas pelas autoridades sanitárias, independente de paixões ou outro tipo de afinidade, pois a ciência neste momento está acima de tudo.