A audiência contou com participação dos deputados dirigentes da FFAC, clubes profissionais e imprensa esportiva. Foto/ Fagner Delgado

Futebol em debate na Aleac

MANOEL FAÇANHA

Os dirigentes dos clubes profissionais saíram satisfeitos com o encaminhamento tirando durante audiência pública, ocorrida na manhã desta quinta-feira (17), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Um dos pontos de pauta era o convênio firmado pelo Governo do Estado com a Federação de Futebol do Acre (FFAC) para o repasse de R$ 2 milhões ao futebol acreano. Presente na audiência pública, o secretário de Educação, Cultura e Esportes do Estado, Aberson Carvalho, comentou que o repasse depende apenas da aprovação do projeto de lei na Aleac. O gestor revelou durante o encontro que pediu que a votação ocorra em caráter de urgência na próxima terça-feira (22).

O secretário de Educação, Cultura e Esportes do Estado, Aberson Carvalho, pediu urgência na aprovação da lei. Foto/ Fagner Delgado

A audiência contou com participação dos deputados estaduais Tanízio Sá, Adailton Cruz e Arlenilson Cunha, além do presidente e vice da FFAC, Antônio Aquino Lopes e Adem Araújo, respectivamente, dirigentes de clubes profissionais e alguns cronistas esportivos. O debate serviu para exposição de problemas do futebol local e, também, para traçar soluções para o desenvolvimento do esporte no Acre.

Dirigentes de clubes marcaram presença na audiência pública. Foto/ Fagner Delgado
O empresário Adem Araújo, vice-presidente da FFAC, fala durante audiência pública. Foto/ Fagner Delgado
O presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (Acea), Paulo Roberto Araújo, participou da audiência pública. Foto/ Fagner Delgado
O cronista esportivo Chico Pontes perguntou ao secretário Aberson Carvalho sobre o andamento das obras do estádio Arena da Floresta. Foto/ Fagner Delgado

A audiência foi possível por meio do requerimento do deputado estadual Tanízio Sá (MDB) – que presidiu o encontro na Aleac – após pedido do diretor de futebol do Humaitá, o vereador Luan Luz (MDB), do município de Porto Acre.

O deputado estadual Tanízio Sá (MDB) fala da importância da fomentação do desporto. Foto/ Fagner Delgado

Florestão tem rodada dupla do sub-17

Com a eliminação do São Francisco da disputa do Campeonato de Futebol Sub-17, após perder por W.O., quatro equipes do grupo A avançaram às quartas-de-final: Galvez, Sena Madureira, Vasco da Gama e Rio Branco.

Nesta sexta-feira, a partir das 14h45, no estádio Florestão, o Sena Madureira encara o Vasco da Gama. Uma vitória do time do Vale do Iaco bastará para a equipe dividir a liderança da chave com o Imperador Galvez.

Na outra partida desta sexta-feira (18), às 16h45, o Independência terá jogo decisivo contra a Adesg. O time do Marinho Monte vai entrar em campo precisando da vitória contra o time de Senador Guiomard para seguir brigando por uma das quatro vagas do grupo B. Uma derrota deixa o time tricolor na “UTI”.

AS CURTINHAS

A vitória do Athletico-PR sobre o Cuiabá-MT por 2 a 0, fechou na última segunda-feira (14), o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O torneio já contou com 19ª rodada concluídas.

No requisito aproveitamento em casa, o grande destaque da lista é o Botafogo, único com 100% de aproveitamento. Foram 10 vitórias em 10 jogos, com 23 gols marcados e apenas três sofridos. O segundo lugar também é carioca, com o Fluminense aparecendo com 80%. O G-4 é completado com Grêmio e Palmeiras.

O paraense Pikachu, hoje vestindo a camisa do Fortaleza, pode ser comprado pelo Tricolor do Pici. O contrato de empréstimo do camisa 22 com o clube cearense é válido até dezembro deste ano, enquanto o vínculo com o Shimizu, do Japão, vai até o final de 2024.

O valor estimado para a compra definitiva do jogador é 1,2 milhão de dólares, cerca de R$ 6 milhões na cotação atual.

Bom dia!