Rondônia – O Genus venceu na noite deste sábado o Rio Branco por 1 a 0, no estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho, e segue com chances de classificação à próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro 2014. O jogo foi válido pela oitava rodada do grupo A1 da competição nacional.
As duas equipes entraram em campo com objetivos distintos. Ao Genus, só a vitória interessava para que o clube seguisse com chances de classificação à segunda fase. Já o Rio Branco jogava por um simples empate para garantir sua vaga na fase seguinte.
A primeira oportunidade foi aos 18 minutos. Careca arriscou da entrada da área, mas o goleiro Edivandro defendeu em dois tempos e em seguida se chocou com o atacante Rafael Pato. Três minutos depois, o Estrelão respondeu com Polaco em cobrança de falta, mas a bola foi para fora.
Aos 25’, Vágner Leonardelli levanta na área, a zaga do Estrelão afasta e a bola sobra para o volante Xana que finaliza forte da entrada da área e a bola passa rente ao gol estrelado.
Aos 34’, Pemaza passa por seu marcador, avança pela esquerda, entra na área e toca no meio para Rafael Pato, que finaliza de primeira, mas a bola vai para fora.
Três minutos depois, Cavalo cobra falta com perfeição, mas o goleiro Edivandro realiza grande defesa, salvando o Rio Branco.
Aos 38 minutos, a torcida do Rio Branco acende um sinalizador em campo e o árbitro João Lupato interrompe a partida até que o mesmo seja apagado.
Aos 44’, Romarinho desce pela esquerda e cruza para Ramón, que desperdiça oportunidade incrível de abrir o placar para o Rio Branco.
Para a segunda etapa, o Rio Branco retornou a campo disposto a sufocar o adversário em seu campo de defesa. Logo aos 9’ Romarinho avançou livre como um ponta, mas finalizou por cima do gol. Aos 13’, Polaco domina na entrada da área e bate forte, mas o goleiro Dida defendeu com segurança.
Aos 20 minutos, Pemaza é derrubado na área pelo zagueiro Gilson e o árbitro João Lupato assinala a penalidade. Na cobrança, Rafael Pato cobrou e colocou o Genus em vantagem.
Aos 32’, Pemaza sai livre na frente dos seus marcadores e finaliza no canto, mas o goleiro Edivandro realiza grande defesa.
Aos 38’, num lance confuso. Pemaza não desistiu de uma bola perdida diante do zagueiro Cauê e foi derrubado na área pelo goleiro Edivandro. O árbitro assinalou penalidade. Na cobrança, Rafael Pato bateu na trave.
Nos minutos finais, o Rio Branco tentou chegar com perigo em bolas alçadas na área, mas não conseguiu oferecer perigo a meta do goleiro Dida.
Com o resultado, o Genus chegou aos 12 pontos e segue na vice-liderança do grupo A1. Já o Rio Branco conheceu sua primeira derrota na competição, mas segue na liderança com 17 pontos.
No próximo domingo, às 19 horas, o Genus recebe o São Raimundo-RR, no estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho. Já o Rio Branco buscará sua reabilitação diante do Princesa do Solimões, na Arena da Floresta, em Rio Branco.
Ficha Técnica
- Genus 1 x 0 Rio Branco
- Local: estádio Aluízio Ferreira (em Porto Velho-RO);
- Árbitro: João Lupato (MS);
- Auxiliares: Jean Carlos Rodrigues da Silva (AC) e Valdebranio da Silva (RO);
- Gol: Rafael Pato aos 20’ do 2º;
- Cartões amarelos: Anderson, Marcos Canhoto e Tiago Vela (Genus); Joel e Renan (Rio Branco);
- Genus
- Dida; Erivelton, Tiago Vela, Vágner Leonardelli e Careca, Cavalo (Anderson), Xana, Allan Ragner (João Paulo) e Marcos Canhoto (Pedro Henrique); Rafael Pato e Pemaza. Técnico: José Francisco.
- Rio Branco
- Edivandro; Jamesson, Gilson, Cauê (Jonatan) e Romarinho; Kássio, Renan (Alcione), Joel (Giovani) e Polaco; Ramón e Sandro Goiano. Técnico: Zezito.
Fonte: Futebol do Norte