Dono da quarta melhor campanha na disputa da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D, ficando atrás somente de Altos-PI (16 pts), Ceilândia-DF (15 pts) e Volta Redonda-RJ (14 pts), o Atlético Acreano fechou a primeira fase do torneio de forma invicta, com quatro vitórias e dois empates, totalizando 14 pontos dos 18 disputados (88% de aproveitamento). O campeão acreano estufou as redes dos adversários por 15 oportunidades, socializando cinco gols para cada um deles: Nacional-AM, Genus-RO e Trem-AP.
Mesmo com folha salarial inferior aos adversários – não passa de R$ 30 mil -, o campeão acreano terminou a primeira fase da competição como o único classificado do grupo A1. O Nacional-AM, equipe amazonense que tinha investimento de quase um milhão de reais para o torneio, apesar de ficar em segundo posição do grupo, acabou perdendo a vaga no apagar das luzes para o Espírito Santo-ES.
Com os jogos da segunda fase contra o Náutico-RR programados para os dias 24 e 31 de julho, em Boa Vista-RR e Rio Branco, respectivamente, o Galo Carijó terá a ‘vantagem’ de decidir uma das vagas à terceira fase da competição no calor de sua torcida.
Portanto, resta agora o torcedor acreano, o poder público e a iniciativa privada apoiarem ainda mais o Galo Carijó nesta corrida árdua rumo a uma vaga na disputa da Série C do próximo ano. Motivos para tal não faltam, pois o time celeste está honrando com a tradição do futebol local e fazendo valer uma frase que está enraizada no peito do seu torcedor atleticano: “Glória de um povo. Alegria da cidade”.