Na temporada 2015, com a camisa do Fluminense, Matheus Pato (ao fundo) foi campeão e artilheiro do Brasileirão Sub-20. Foto/flamengo.com.br

Há 10 anos, o acreano Matheus Pato brilhava no Sub-20 do Fluminense-RJ

MANOEL FAÇANHA

Há exato 10 anos, o acreano Matheus Pato vivia grande fase com a camisa do Fluminense-RJ. Pato era o artilheiro do Campeonato Brasileiro sub-20. O atleta marcaria um dos gols da vitória tricolor das Laranjeiras sobre o arquirrival Flamengo.

Com o resultado, o Fluminense garantiu vaga na decisão do torneio nacional, onde o clube tricolor superou na grande decisão do Vitória-BA. Nesta temporada, Matheus Pato teve um excelente ano, marcando 19 gols, seis deles pelo Brasileirão (artilheiro do torneio) e outros 13 pelo Campeonato Carioca. O bom momento lhe fez ser relacionado a uma partida pelo profissional pela primeira vez, a derrota por 1–0 para o Avaí na 17ª rodada do Brasileirão. No mesmo mês, teve seu contrato renovado até 2017. Pato estava cotado para integrar o elenco que disputaria a Florida Cup de 2016 em janeiro, contudo sofreu uma lesão no tornozelo durante uma partida da Copa do Brasil e ficou de fora.

Outro acreano que brilhou na base do Fluminense, mas não vingou no time principal foi o saudoso meia Dadão. O atleta era tido, na década de 1970, após disputar a Copa São Paulo de Futebol Junior de 1971, jogador promissor do Tricolor das Laranjeiras. No entanto, as negociações entre o clube e pai do atleta durante a assinatura para o profissionalismo azedou. 

Desde dia 26 de julho, o atacante Matheus Pato veste a camisa Shandong Taishan-CHI.